Agropecuária

Agricultura rejeita proibição de corte em mata renovável

13/04/2009 - 18:24  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou, na terça-feira (7), o Projeto de Lei 3168/08, do ex-deputado Juvenil, que proíbe a autorização, por qualquer órgão fiscalizador, para o corte de matas renováveis que tenham substituído matas nativas.

O relator na comissão, deputado Homero Pereira (PR-MT), defendeu a rejeição da proposta com o argumento de que o plantio dessas florestas renováveis "ganha cada vez maior importância, inclusive porque faz diminuir a pressão sobre novos desmatamentos em áreas com vegetação nativa".

Em seu relatório, Pereira lembra que a ocupação do solo com reflorestamento de espécies de alto crescimento, na maioria das vezes ocorre em áreas que sofreram ação humana e são marginalizadas em relação aos usos nobres, como é o caso da agricultura de escala, que requer propriedades rurais com melhores solos.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta segue para análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova fim do uso de carvão de mata nativa em 10 anos
Proposta muda cálculo da reserva legal em área rural
Comissão aprova política para preservação de florestas

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3168/2008

Íntegra da proposta