Agropecuária

Relator diz que regularização na Amazônia não pode esperar ZEE

02/04/2009 - 18:04  

O deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), relator da Medida Provisória (MP) 458/09, que trata da regularização fundiária na Amazônia, disse nesta quinta-feira que não há como condicionar a regularização ao zoneamento ecológico-econômico (ZEE) da região. Em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ele afirmou que há uma demanda urgente pela regularização. A MP autoriza a transferência, sem licitação, de terrenos da União com até 1,5 mil hectares, na Amazônia Legal, a quem esteja em sua posse desde antes de dezembro de 2004.

O presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), e o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, defenderam a necessidade do zoneamento. O secretário afirmou inclusive que há possibilidade de conclusão desse processo ainda neste ano, e que a regularização deveria ocorrer paralelamente.

Krachecke criticou várias mudanças feitas pelo relator que teriam tornado a MP menos restritiva, como a que permite a venda de terrenos regularizados sem prazo de carência. Ele também condenou o fato de que o relatório desobriga alguns posseiros do cumprimento da legislação atual sobre recomposição de florestas. "Essa matéria já está bem contemplada no próprio Código Florestal quando abre a possibilidade da redução de 80% até 50% de recomposição da reserva legal em áreas de uso consolidado conforme o zoneamento ecológico-econômico dispuser", ressaltou.

Data-limite
Asdrubal Bentes afirmou que seria hipocrisia proibir a venda dos terrenos porque isso aconteceria de qualquer forma por meio de contratos de gaveta. Em sua avaliação, em vez de proibir, é possível exigir que o comprador tenha o mesmo perfil do vendedor. Para ele, o Estado perderá o controle dos detentores de títulos se vedar a venda.

No entanto, o deputado acenou com a possibilidade de rever a data de corte para os terrenos que podem ser regularizados – a MP fala em dezembro de 2004, e o relatório, em fevereiro deste ano, o que, segundo Krakhecke, é um estímulo à grilagem. Bentes disse que vai se reunir com o governo para tratar disso. "São pontos de vista divergentes e nós estamos discutindo para convergir. Vamos debater agora em reunião de trabalho e ver até que ponto a gente pode atender as reivindicações", declarou.

O deputado também disse que não há motivo para deixar os posseiros que são servidores públicos de fora da regularização. De acordo com ele, muitas vezes o zelador da escola tem uma "roça" para complementar a sua renda e não pode ficar de fora do programa. Bentes pretende restringir apenas a participação de servidores que estão envolvidos no processo, como os funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Pessoas jurídicas
O representante do Ministério do Meio Ambiente também criticou o fato de o relator ter eliminado outras restrições para a regularização de terras, como o impedimento para pessoas jurídicas (empresas, ONGs e associações, por exemplo).

Ainda segundo Krakhecke, é um equívoco permitir que uma pessoa que já tenha terras na região receba títulos de outras que tenha ocupado irregularmente. Para ele, o relator deveria, pelo menos, fixar o limite de 1.500 hectares na soma dos terrenos.

Leia mais:
Ministério diz ter condições técnicas de titular terras

Notícias anteriores:
Relator rejeita pressões do governo sobre MP de Terras da Amazônia
Relator da MP da Amazônia facilita ainda mais a aquisição de terras
Relator apresenta na quarta parecer sobre MP de Terras da Amazônia
Relator vai obrigar conclusão de zoneamento ecológico na Amazônia
MP de regularização de terras na Amazônia recebe 248 emendas
Ministro defende MP de regularização de terras na Amazônia

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 458/2009

Íntegra da proposta