Deputado diz que uso da energia eólica pode ser ampliado

02/04/2009 - 17:48  

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) considera positiva a visita de integrantes da Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia à Espanha, onde os parlamentares estão conhecendo o parque de energia eólica do país, que é o segundo maior do mundo. Beto Albuquerque lembrou que, apesar da abundância de fontes hídricas, o Brasil ainda precisa gerar nos próximos dez anos 40 mil megawatts, e para isso a energia eólica pode ser a solução.

"Aqui na Espanha, podemos ver a dimensão do uso desse tipo de energia. Para se ter uma ideia, o Brasil hoje produz ao redor de 400 megawatts [por ano] a partir dos ventos, e na Espanha são 16,5 mil megawatts", disse o deputado.

A produção de energia eólica no Brasil começou a crescer, nos últimos anos, por causa do Programa de Investimentos em Infraestrutura de Fontes Alternativas de Energia (Proinfa). Porém, ainda está num nível incipiente. A capacidade instalada atingiu 340 megawatts em 2008 e nos próximos anos deve chegar a 1,4 mil megawatts (apenas 1,5% da matriz energética brasileira).

Marco
A comissão especial, instalada em junho de 2008, analisa um marco regulatório para incrementar o uso de energias alternativas, como a gerada pelos ventos.

Da comitiva, que fica na Espanha até esta sexta-feira (3), fazem parte deputados, senadores, governadores e o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O convite para a visita foi do governo espanhol e de empresários do país.

Notícias anteriores:
Deputados vão conhecer experiências energéticas da Espanha
Comissão quer ouvir ministro sobre licenciamento ambiental
Fontes renováveis: comissão apresentará sugestões ao governo
Congresso deve definir leis sobre energia eólica, aponta conselho
Comissão rejeita benefício para produtor de energia eólica

Da Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.