Direitos Humanos

ONU cobra maior representação política para mulheres no Brasil

01/04/2009 - 15:55  

Quando o assunto é direito das mulheres, o Brasil fez progressos significativos, como a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), mas ainda está muito atrasado em relação a outros países do mundo quanto à representação feminina nos espaços de poder. A afirmação é de Inés Alberdi, diretora executiva do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), que se reuniu nesta quarta-feira com a bancada feminina da Câmara.

A Unifem lançou no Brasil, na segunda-feira (30), o relatório global "Progresso das Mulheres no Mundo 2008/2009", que coloca a Lei Maria da Penha como uma das três legislações mais avançadas do mundo para o enfrentamento da violência contra as mulheres.

De acordo com Inés Alberdi, de cada cinco assentos nos parlamentos do mundo, apenas um pertence a uma mulher. O ideal, segundo a diretora, é que se atinja o equilíbrio: que não menos de 40% e não mais do que 60% das vagas pertençam a um mesmo sexo.

A espanhola Inés Alberdi afirmou que as mulheres são mais presentes em parlamentos de países que adotaram o sistema de listas fechadas. No Brasil, as mulheres representam apenas 8,7% do conjunto de deputados federais, e 13,5% dos senadores.

Reforma política
Para a coordenadora da bancada feminina, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), a reforma política poderá resolver o problema da participação feminina nos espaços de poder ao tratar de duas questões: o voto em lista fechada, com alternância, na lista, entre homens e mulheres; e o financiamento público de campanhas, já que representantes do sexo feminino têm mais dificuldade em conseguir financiamento.

"Que haja igualdade, já que representamos a maioria do eleitorado, representamos a maioria da população. Que a lista tenha homens e mulheres em pé de igualdade", reclamou a parlamentar.

Sandra Rosado lembra que o País já tem lei que estabelece uma reserva mínima de 30% de candidaturas para mulheres. Mas, segundo ela, por falta de visibilidade e de financiamento, essa cota acaba não se refletindo nas eleições.

Falta iniciativa
Na avaliação da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), a sociedade quer uma maior representação da mulher na política, mas falta aos partidos tomar iniciativas que viabilizem a presença de mais mulheres nos espaços de poder.

Dentro da Câmara, a deputada defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 590/06, que assegura um lugar para as mulheres nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

"Essa é uma conquista importante, é viável e resolve uma injustiça de mais de 180 anos, que é o tempo de existência do Legislativo no Brasil", argumenta Erundina. A PEC será analisada por comissão especial. Se aprovada, segue para votação em dois turnos no Plenário.

Notícias anteriores:
Procuradoria feminina pode ampliar espaço das mulheres na Câmara
Deputados querem ações que ampliem poder político da mulher
Temer anuncia comissão sobre vaga para deputada na Mesa Diretora

Reportagem - Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.