Comissão do Sistema Financeiro vai elaborar roteiro de trabalhos

01/04/2009 - 08:27  

A comissão especial do Sistema Financeiro e Mercado se reúne hoje para elaborar seu roteiro de trabalhos e votar requerimentos de audiência pública. A comissão foi instalada na semana passada, com o objetivo de monitorar a crise econômica e sugerir propostas para o governo.

Entre os requerimentos em pauta está o que convida o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a participar de audiência da comissão. O autor desse requerimento é o deputado João Magalhães (PMDB-MG).

A comissão se reúne às 14h30, no plenário 7. Na reunião, também serão eleitos os vice-presidentes da comissão. O relator do colegiado é o deputado Antonio Palocci (PT-SP).

Diagnóstico
O presidente da comissão, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), afirmou que o primeiro passo é fazer um diagnóstico dos bancos e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Quintão avalia que é preciso conhecer o nível de alavancagem das instituições financeiras, para saber onde estão aplicados os ativos dos bancos instalados no País. "Precisamos saber se temos os nossos subprimes", disse o deputado, referindo-se à possibilidade de os bancos guardarem em carteira ativos podres, sem liquidez.

A alavancagem mede quanto do ativo de um banco está investido em aplicações financeiras, muitas das quais de alto risco de retorno. Quanto maior é a alavancagem, maior é o risco de não receber por uma aplicação, o que torna maior a probabilidade de insolvência futura.

Quintão disse ainda que a comissão deverá analisar os empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às empresas listadas na Bovespa. O objetivo é saber o direcionamento que foi dado a esses recursos.

Nos Estados Unidos, a comissão do Congresso norte-americano que acompanha o desembolso do primeiro programa de socorro às instituições financeiras, aprovado ainda na gestão de George W. Bush, descobriu que parte da ajuda federal foi usada para pagar bônus aos diretores de empresas.

Comissões da crise
A Câmara também criou outras quatro comissões especiais para analisar setores relacionados à crise (indústria, comércio, agricultura, e serviços e emprego). Essas comissões são o resultado do desmembramento da comissão especial criada em fevereiro pelo presidente da Câmara, Michel Temer.

Notícias anteriores:
Comissões da crise convidam ministros e elegem vice-presidentes
Comissões especiais da crise elegem presidentes e relatores

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.