Agropecuária

Frente da Agropecuária quer reformular o Código Florestal

26/03/2009 - 19:13  

A Frente Parlamentar da Agropecuária deve apresentar ao governo, nos próximos dias, uma proposta de reformulação do Código Florestal (Lei 4771/65). Os ruralistas querem rever conceitos como os de áreas de preservação permanente e reserva legal, que é o percentual de vegetação a ser conservada em uma propriedade, e que varia de acordo com cada bioma. Uma das ideias é permitir que a reserva seja computada como área de preservação.

Para o coordenador da frente, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), é necessário simplificar a atual legislação para facilitar seu cumprimento. Segundo ele, o setor produtivo não tem mais como lidar com a "parafernália" de leis, pois existem "mais de 16 mil instrumentos sobre a questão ambiental".

Parafernália
Outra prioridade da frente, segundo Valdir Colatto, é apresentar até maio uma proposta de código ambiental. Isso é necessário porque, de acordo com o parlamentar, a legislação em vigor no País pode beneficiar os concorrentes do Brasil no mercado agrícola internacional.

"Qualquer pessoa do mundo vai dizer: `vocês não estão cumprindo a sua legislação ambiental, por isso não vamos mais importar carne ou grãos do Brasil`. Isso é temerário, porque estamos dando armas para os nossos concorrentes que querem, cada vez mais, engessar o setor produtivo, para não sermos os grandes produtores de alimentos", argumentou.

Segundo ele, o conceito de preservação do meio ambiente deve incluir não só as florestas e áreas rurais, mas também o setor produtivo urbano.

Notícias anteriores:
Agricultura rejeita ampliação da reserva legal
Deputado quer retirar municípios maranhenses da Amazônia Legal
Frente da Agropecuária defende nova regra para área de preservação
Projeto reduz reserva legal de propriedades rurais na Amazônia

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.