Saúde

Odontólogos pedem apoio para obrigatoriedade de dentista em UTI

26/03/2009 - 15:01  

Representantes da Associação Brasileira de Odontologia estiveram hoje na Câmara para pedir prioridade para a votação do Projeto de Lei 2776/08, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ). A proposta torna obrigatória a presença de dentistas em todas as unidades de terapia intensiva (UTIs), assim como em clínicas e hospitais públicos e privados em que haja pacientes internados. Eles estiveram reunidos com o presidente da Câmara, Michel Temer.

O deputado Neilton Mulim, que participou da reunião, lembrou que o agravamento das condições de saúde em pacientes internados muitas vezes é provocado por infecções originadas por bactérias instaladas na boca.

"Nós temos hoje pesquisas mostrando que 80% das infecções pulmonares contraídas dentro de UTIs são provenientes de bactérias da boca. Nós precisamos de profissionais orientando, cuidando, treinando pessoal, fazendo a promoção da saúde desses pacientes", advertiu o presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Norberto Lubiana.

Relatório contrário
O projeto está atualmente na Comissão de Seguridade Social e Família, onde o relator, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), recomenda a rejeição da proposta. O relator argumenta que as UTIs não podem ser vistas como locais para tratamentos gerais, e que as unidades têm como único objetivo estabilizar a situação do paciente para que ele continue o tratamento em regime ambulatorial.

Reportagem - Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2776/2008

Íntegra da proposta