Agropecuária

Deputados apresentam propostas para aumentar a renda rural

25/03/2009 - 21:11  

Os deputados Paulo Piau (PMDB-MG) e Luis Carlos Heinze (PP-RS), presidente e relator da subcomissão permanente de Renda Rural, entregaram nesta quarta-feira ao ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, um estudo que propõe 14 ações estratégicas de curto, médio e longo prazos para melhorar a renda do trabalhador rural.

De acordo com Paulo Piau, o documento também aponta problemas do setor, como a tributação excessiva e o alto custo do crédito rural. Se essas questões forem resolvidas, ele acredita que os produtores rurais terão mais segurança e estabilidade.

Paulo Piau disse que as propostas para fortalecer a renda rural podem colaborar na tomada de decisões políticas do governo. Ele lembrou que o Executivo está preocupado com a pressão sobre a inflação causada pelos preços dos alimentos.

Estratégia
Mangabeira Unger disse ter agendado para o próximo dia 8 uma reunião com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, com o objetivo de discutir os desdobramento da proposta dos parlamentares. Segundo ele, são pontos relevantes o desenvolvimento de um projeto estratégico para a agricultura; soluções emergenciais para a crise econômica; e debates específicos sobre a recuperação de áreas degradadas.

O documento entregue ao ministro foi desenvolvido pela subcomissão de renda ao longo de reuniões, em 2008, com entidades como a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Notícias anteriores:
Relator da MP das dívidas rurais cobra mais medidas para o setor
Câmara aprova MP que renegocia 85% das dívidas rurais
Projeto cria sistema de indenização para produtores rurais

Da Reportagem
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.