Direitos Humanos

Temer recebe cópia de relatório final da CPI do Sistema Carcerário

25/03/2009 - 18:53  

Os integrantes da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado entregaram ao presidente da Câmara, nesta quarta-feira, cópia do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário.

O relatório de 560 páginas foi entregue juntamente com uma cópia do filme produzido pela CPI que mostra a realidade dos presos em diversas partes do País.

Frutos
Para o presidente da CPI, deputado Domingos Dutra (PT-MA), os trabalhos da comissão - encerrados no ano passado - estão dando frutos. Domingos Dutra citou como exemplo a realização de mutirões carcerários que só no Maranhão resultaram na libertação de 25% dos presos que estavam em situação irregular por já terem cumprido suas penas.

Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br /> Se preferir, <a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2008/12/tvcahoje20081216-007-wm.100.wmv">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.

Reportagem da TV Câmara mostra resultados da CPI do Sistema Carcerário, que atuou no ano passado.

Domingos Dutra disse que espera do presidente Michel Temer "que ele determine a edição da mídia e também que mande publicar o relatório em pelo menos mil exemplares para seja entregue a um conjunto de autoridades brasileiras e internacionais denunciando o caos do sistema carcerário."

O parlamentar acrescentou que a intenção é também entregar cópias do relatório da CPI em todos os estados com a realização de audiências públicas. Também será criada uma frente parlamentar em Defesa do Sistema Carcerário como forma de acompanhar as implementações das ações sugeridas pela CPI.

Notícias anteriores:
Projeto prevê redução de pena para preso sob más condições
Comissão aprova regulamentação de cooperativas de presidiários
Segurança Pública aumenta comitiva da inspeção mensal às prisões
Projeto cria índice para verificar condições de vida de presos
Estatuto penitenciário será analisado por comissão especial

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.