Comissões da crise convidam ministros e elegem vice-presidentes

25/03/2009 - 18:30  

Três das cinco comissões especiais de monitoramento da crise econômica fizeram reuniões na tarde desta quarta-feira. Eleição para vice-presidentes, votação de requerimentos de audiências públicas e definição das ações mobilizaram os deputados integrantes dos colegiados nas áreas de Agricultura; Serviços e Emprego; e Indústria.

A Comissão Especial da área de Agricultura, por exemplo, vai convidar o ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão no governo FHC, Guilherme Dias, para audiência pública na próxima terça-feira (31/03). Já na quarta-feira (01/04), quem debaterá com os deputados será o economista Eduardo Giannetti da Fonseca.

Sub-relatores
Além do acordo sobre os convites para as audiências, na primeira reunião da Agricultura foram eleitos os dirigentes do colegiado. O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) foi escolhido presidente; Luiz Carlos Heinze (PP-RS) será o 1º vice-presidente; Onyx Lorenzoni (PFL-RS) o 2º; e Beto Faro (PT-PA) o 3º vice-presidente. Já o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) foi designado relator.

Inicialmente, os deputados pretendem realizar duas reuniões por semana. Lupion informou que vai apresentar requerimentos para realização de audiências públicas com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e com os ministros de Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Agricultura, Reinhold Stephanes. O objetivo é fazer uma radiografia da crise em nível mundial.

Abelardo Lupion apresentou ainda aos integrantes da comissão a sugestão de nomear sub-relatores para cada uma das áreas, como leite, gado, grãos, café, cana-de-açúcar. Nem todos os deputados concordaram com a ideia, por isso o assunto voltará a ser discutido nas próximas reuniões.

Cadeia produtiva
Os deputados Paulo Piau (PMDB-MG) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS) lembraram que é difícil tratar apenas da produção do setor da Agricultura, sem falar da indústria e do comércio referentes aos produtos do agronegócio. Em resposta a eles, o presidente da comissão, Lelo Coimbra, informou que tentará articular um trabalho conjunto com as outras comissões da crise.

O deputado Beto Faro sugeriu que sejam convidados também o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Mas o relator disse que os parlamentares do grupo conhecem bem a realidade de cada setor agrícola e, por isso, seria cansativo ouvir representantes de cada área de produção.

Relatórios setoriais
Segundo Lupion, os ministros e a sociedade civil deveriam ser convidados a debater com os deputados as sugestões feitas pela comissão, depois da apresentação dos relatórios por cada sub-relator. Para Luiz Carlos Heinze, contudo, a participação de representantes dos diferentes setores é importante como forma de "pressão política".

Na opinião de Onyx Lorenzoni a comissão não tem que ouvir o governo, mas sim representantes da sociedade civil. Segundo ele, sua sugestão não é política, pois ele acha que os representantes do governo não trarão sugestões novas para o enfrentamento da crise. "Eles vão falar sobre o que já está sendo feito, não sobre as alternativas para o combate à crise", defendeu.

Leia mais:
Serviço e Empregos e Indústria também farão audiências públicas

Notícias anteriores:
Trabalho quer comissão externa para apurar demissões na Embraer
Petrobras capta financiamentos e não desiste do pré-sal
Corte de R$ 21,6 bi no Orçamento tem repercussão na Câmara
Província japonesa ajuda brasileiros demitidos a voltarem ao País

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.