Política e Administração Pública

Planejamento: contratos com microempresas representam economia

24/03/2009 - 18:17  

Os contratos do governo federal firmados com micro e pequenas empresas representaram economia de R$ 421 milhões nas compras por pregão eletrônico entre 2005 e 2008. A afirmação é do secretário de Logística do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, que participou, nesta terça-feira, de audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação sobre compras governamentais.

O secretário apontou alguns problemas do Estatuto das Microempresas (Lei 9841/99), como a dificuldade de interpretação e o uso indevido dos benefícios previstos na lei, destinados apenas às empresas que faturam até R$ 2,4 milhões ao ano.

O técnico governamental quer evitar que empresas grandes utilizem falsas microempresas para obter contratos incentivados. Ele defende a correção de "uma brecha de interpretação que a lei deixou, que permite o repasse de obras que na verdade se destinavam a micro e pequenas empresas e são feitas por empresas maiores".

Para resolver os problemas, Santanna sugeriu a adoção de um cadastro nacional das microempresas; a fixação de multas para quem se beneficiar indevidamente; e a alteração de alguns dispositivos.

Lei geral
Presidente da comissão, o deputado Vignatti (PT-SC) destacou que o Brasil avançou muito na construção de uma lei geral (LC 123/06) que criou um mecanismo que favorece o crescimento econômico.

"A oportunidade de um prefeito comprar da micro e pequena empresa, com privilégio para seu município, ajuda o desenvolvimento local", observou o parlamentar.

Segundo Vignatti, muitas empresas de grande porte especializam-se no processo licitatório e com isso tiram a oportunidade de a economia local se fortalecer.

Falhas
Consultor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Benedicto Pereira também apontou falhas do estatuto das microempresas. Ele observou que o enquadramento de microempresas é definido a partir do faturamento do ano anterior. Isso permite às microempresas firmarem vários contratos com valores superiores aos definidos na lei.

"A proposta para corrigir esta distorção é estabelecer um limite de valor de licitações para que a empresa possa exercer esse benefício, e um limite para o total de contratos que a microempresa pode celebrar com a administração pública", destacou.

Para ele, isso evita essa distorção provocada pelo descompasso entre o período de enquadramento como microempresa e o período em que são realizadas as licitações.

Segundo o representante do governo do Paraná Hamilton Bonato, no ano passado 9% dos contratos daquele estado foram firmados com microempresas. No seu entender, esse percentual derruba a tese de que o tratamento diferenciado previsto no estatuto prejudicou as demais empresas interessadas em participar de licitações.

A Comissão de Finanças tem nova reunião prevista para esta quarta-feira, às 10h, no Plenário 4. Às 9h, está prevista reunião fechada com técnicos da Receita.

Notícias anteriores:
Projeto restringe ingresso de empresas de vigilância no Simples
Comissão aprova mudanças no estatuto das microempresas
Comissão rejeita isenção de tributos para microempresas
Supersimples formaliza 500 mil empresas em um ano

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.