Trabalho, Previdência e Assistência

Base deve resistir a PDCs que anulam certificação de filantrópicas

19/03/2009 - 18:55  

Os dois Projetos de Decreto Legislativo (PDCs) apresentados por parlamentares no início deste mês para suspender os efeitos da Medida Provisória das Filantrópicas (MP 446/08) devem encontrar resistência na base aliada ao governo.

A MP foi rejeitada no mês passado pelo Plenário da Câmara, mas, no período em que vigorou, beneficiou mais de sete mil entidades beneficentes, as quais tiveram os Certificados de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) renovados automaticamente.

A concessão dos certificados permite a isenção do pagamento de inúmeras contribuições sociais, o que gera grande renúncia fiscal para os cofres públicos. Algumas das filantrópicas estão sob investigação da Polícia Federal por suspeita de irregularidades.

Apagão
O PDC deveria ter sido apresentado pelo vice-líder do governo na Câmara Ricardo Barros (PP-PR), que foi relator da MP. Mas ele não o fez, atendendo recomendação do Palácio do Planalto, que temia, segundo Barros, um "apagão" nos serviços de assistência social.

"Não entendi que devesse apresentar porque o governo quer manter a sua decisão", disse o parlamentar. "A idéia era não apresentar o PDC porque a Constituição garante que em 60 dias da revogação da medida os efeitos produzidos por ela são convalidados."

A polêmica com a MP das Filantrópicas começou quando o então presidente do Senado Garibaldi Alves Filho a devolveu ao governo, em novembro do ano passado, alegando que não cumpria as exigências constitucionais de urgência e relevância.

Situação inadmissível
Para a deputada Luciana Genro (Psol-RS), é inadmissível a renúncia fiscal concedida às filantrópicas com suspeitas de irregularidades. Ela apresentou o PDC 1378/09, que revoga todos os efeitos da Medida Provisória 446/08.

Um outro projeto (PDC 1379/09), do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), foi apresentado dois dias depois com o mesmo objetivo. Este PDC está apensado ao da deputada gaúcha.

Segundo Luciana Genro, havia várias entidades filantrópicas, cujas renovações de certificados já haviam sido indeferidos. Com os certificados renovados, observa a deputada, as filantrópicas têm uma renúncia fiscal "muito elevada".

Para a parlamentar, "não é possível que, de forma indiscriminada, se revogue tudo o que foi investigado no passado, se revoguem todas as não renovações de certificados e essas entidades sejam beneficiadas."

Notícias anteriores:
Ministério Público quer decreto sobre MP das Filantrópicas
Filantrópicas e cadastro positivo devem ser votados em março

Reportagem - Marise Lugullo/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 446/2008