Agropecuária

Conselho de Altos Estudos avalia programa espacial e clima

18/03/2009 - 18:22  

O futuro do programa espacial brasileiro é o tema que está mobilizando os parlamentares que integram o Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados. O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, explicou hoje aos deputados o Programa de Satélites Sino-Brasileiros de Observação da Terra.

O programa consiste em um acordo de cooperação que o Brasil mantém com a China desde 1988 para a construção, lançamento e uso de satélites. Já foram lançados dois equipamentos, mas o Inpe programa o lançamento de mais dois satélites para 2010 e 2013.

Desastres naturais
Para o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), "não há dúvida da importância do Inpe em uma época de mudanças climáticas". Segundo ele, o órgão pode colaborar com a adaptação e a prevenção dos efeitos de desastres naturais, auxiliando o trabalho da Defesa Civil.

O assunto está na pauta da Câmara desde a tragédia das enchentes em Santa Catarina em novembro passado que motivou, inclusive, a criação de uma comissão externa. O diretor do Inpe sugeriu que seja feita uma outra reunião apenas para que ele possa apresentar os estudos e conclusões do órgão sobre as questões climáticas, especialmente o relatório que o órgão está preparando sobre as enchentes que atingiram Santa Catarina.

Em relação ao desastre de Santa Catarina, Gilberto Câmara destacou que o Inpe fez a previsão correta, na quinta-feira anterior ao final de semana das chuvas, de que haveria uma quantidade exagerada de água. "Mas não conseguimos prever a quantidade correta: previmos que poderia chover 150 milímetros nos três dias, mas choveu 450", informou.

Supercomputador
Gilberto Câmara pediu ajuda dos deputados para recuperar R$ 45 milhões do orçamento de 2009 do instituto, cortados pelo governo, para destiná-los aos contratos para construção dos satélites CBERS 3 e 4. Ele também agradeceu o apoio dos parlamentares para o repasse de R$ 120 milhões para compra de um novo supercomputador, que aumentará a capacidade de previsão climática do Inpe em 50 vezes.

Segundo ele, com o novo supercomputador teria sido possível prever corretamente o volume de chuvas que atingiria Santa Catarina em novembro de 2008. Com isso, a Defesa Civil poderia ter tomado providências para evitar as mortes e os prejuízos que atingiram o estado.

Desmatamento na Amazônia
Além das questões climáticas, o monitoramento feito pelo Inpe é usado atualmente no controle do desmatamento na Amazônia e também para estudos sobre a produção agrícola. O deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP) destacou que, por ser um país continental, o monitoramento no Brasil por satélite é a única forma viável de controle do território e de aspectos ambientais como o desmatamento.

Gilberto Câmara destacou ainda que, sem os satélites, o Brasil poderia ter um custo incalculável nas negociações exteriores sobre as mudanças climáticas. Ele explicou que os equipamentos fornecem uma imagem da Amazônia com 95% de confiança, com uma resolução de 2,5 metros do solo e que as imagens comprovam a redução no desmatamento da região nos últimos anos.

Efeito estufa
O diretor do Inpe lembrou ainda que muitos países desenvolvidos, especialmente os Estados Unidos, acusam o desmatamento das florestas de ser responsável por 30% das emissões de gases que causam o efeito estufa. "Isso não é possível, pois o Brasil responde por 50% do desmatamento mundial e, mesmo assim, por apenas 4% das emissões de gases", argumentou.

Segundo levantamento do Inpe, já foram desmatados 650 mil quilômetros quadrados da Floresta Amazônica, o que corresponde a 15% do total da área. O monitoramento da região por satélites começou em 1988. Atualmente, a coleta de dados é feita a cada 15 dias.

Leia mais:
Polêmica em Alcântara também será avaliada por deputados

Notícias anteriores:
Câmara vai debater medidas de reforço à defesa civil no País

Reportagem – Cristiane Bernardes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.