Deputado Clodovil Hernandes é enterrado em São Paulo

18/03/2009 - 17:34  

O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) foi enterrado às 17 horas desta quarta-feira no Cemitério Morumbi, em São Paulo. O corpo do parlamentar tinha sido velado na Assembleia Legislativa, desde o final da manhã. O presidente da Câmara, Michel Temer, compareceu ao velório, que, aberto ao público, teve fila para quem foi prestar homenagem ao deputado. Estilista, Clodovil foi enterrado com uma roupa desenhada por ele mesmo.

O parlamentar morreu na terça-feira (17), aos 71 anos, após sofrer uma parada cardíaca, às 18h50. Sua morte cerebral já havia sido confirmada às 16 horas em boletim divulgado pelo Hospital Santa Lúcia, em Brasília, em consequência de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido na segunda-feira (16).

Clodovil foi encontrado caído às 7 horas de segunda-feira em sua casa, em Brasília, e socorrido por uma equipe do Departamento Médico da Câmara. No hospital, os médicos fizeram drenagem de sangue de seu cérebro por meio de um cateter.

O estado de saúde do deputado havia se agravado, ainda na segunda-feira, em razão de uma parada cardiorrespiratória de cinco minutos. Ele estava em coma profundo, de nível três, o mais grave. Clodovil já havia sofrido um AVC em 2007.

Quem assume seu lugar na Câmara é Jairo Paes Lira, do PTC de São Paulo.

Projeto no Senado
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, o projeto de lei de Clodovil (PL 206/07) que autoriza o enteado ou a enteada a adotar o nome de família do padrasto ou da madrasta. A relatora, senadora Serys Slhesarenko (PT-MT), apresentou parecer favorável à matéria, que tinha sido aprovada pela Câmara em outubro do ano passado.

A aprovação da matéria foi uma homenagem da comissão à memória do deputado. Ao lado de outros senadores, Serys reverenciou a figura de Clodovil e pediu urgência para a votação da proposta no Plenário do Senado.

Veja o perfil do deputado Clodovil Hernandes
Comissão de Direitos Humanos divulga nota de pesar

* Matéria atualizada às 18h05

Notícias anteriores:
Clodovil morre aos 71 anos; velório será nesta quarta em São Paulo

Da Redação/MR
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.