Agropecuária

Câmara concede título de Capital do Cooperativismo a cidade gaúcha

16/03/2009 - 16:39  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na quinta-feira (12), proposta que confere ao município de Nova Petrópolis (RS) o título de "Capital Nacional do Cooperativismo". O Projeto de Lei 1536/07, do deputado Pepe Vargas (PT-RS), foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para análise do Senado.

O relator na CCJ, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), acatou a emenda aprovada pela Comissão de Educação e Cultura que tornou mais abrangente a proposta de Vargas. O projeto original previa o título de "Capital Nacional do Cooperativismo de Crédito", mas a relatora na comissão, deputada Maria do Rosário (PT-RS), julgou que seria conveniente homenagear o cooperativismo como um todo, e não apenas o de crédito.

Cardozo acrescentou que no projeto não há nenhum vício de constitucionalidade no texto e que está de acordo com a Lei Complementar 95/98, que regulamenta o processo de elaboração de leis.

Homenagem
De acordo com o autor da proposta, a concessão deste título a Nova Petrópolis justifica-se pelo fato de nesse município ter sido fundada a primeira cooperativa de crédito não só do Brasil, mas da América Latina. Para o parlamentar, é uma homenagem não só àquela comunidade, mas a todo o sistema de crédito cooperativo. "É uma justa congratulação a um segmento que vem contribuindo para a construção do desenvolvimento econômico e social do Brasil", afirma Pepe Vargas.

Notícias anteriores:
Câmara aprova regulamentação das cooperativas de crédito
Plenário aprova novas regras para cooperativas de trabalho
Chinaglia promete cooperativismo na pauta do Plenário

Reportagem - Adriana Resende/RCA
Colaboração - Rayane Mello

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta