Cidades e transportes

Parlamentares debatem projetos ambientais com o príncipe Charles

11/03/2009 - 21:18  

A visita do príncipe Charles ao Congresso Nacional nesta quarta-feira foi simbólica e totalmente voltada para a questão ambiental, segundo destacou o presidente da Câmara, Michel Temer. O herdeiro da monarquia inglesa e sua esposa, Camilla Parker Bowles, estiveram reunidos por cerca de trinta minutos com deputados e senadores, no gabinete da presidência do Senado.

Michel Temer disse que foram apresentados projetos relativos à defesa da floresta amazônica ao príncipe. "Eu e o presidente do Senado, José Sarney, falamos do trabalho que se faz aqui no Brasil. Não só pelo fato de a Constituição ter um capítulo todo relativo ao meio ambiente, mas pelas ações concretas que o Brasil toma. Relatamos até o caso da Bolsa Floresta, instituída no estado do Amazonas para preservar a floresta. Basicamente, a visita dele se deve simbolicamente à preservação ambiental", ressaltou.

A Embaixada do Reino Unido informou que a visita do príncipe ao Brasil tem como foco a questão das mudanças climáticas, uma das prioridades diplomáticas do governo britânico.

Contrapartida
O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), defendeu, durante a reunião com o príncipe, a tese de que os países ricos devem pagar pelos serviços ambientais que a Amazônia presta a todo o planeta ao ajudar a manter a qualidade do clima.

Essa contrapartida, segundo o parlamentar, serviria para preservar a floresta e conservar, assim, uma biodiversidade que poderá ser aproveitada para a cura de doenças e em outras áreas, como a bioengenharia.

O deputado informou, ao príncipe, que Congresso brasileiro é hoje o primeiro parlamento no mundo com certificado de carbono zero.

Notícias anteriores:
Comissão da Amazônia e ministro Unger estabelecem prioridades
Comissão aprova projeto que transfere imóveis da União na Amazônia
Mulheres da Amazônia pedem implantação de políticas públicas
Minc defende desenvolver Amazônia para reduzir desmatamento

Da Reportagem
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.