Direitos Humanos

Deputados querem ações que ampliem poder político da mulher

05/03/2009 - 13:15  

Presidente Michel Temer lembra medidas adotadas pela Mesa Diretora para ampliar a participação feminina na Câmara

Em sessão especial do Congresso Nacional para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o presidente da Câmara, Michel Temer, criticou a baixa representatividade feminina no Poder Legislativo. "Temos apenas 45 deputadas, um número insuficiente se tomarmos em consideração a proporção de mulheres na população em geral", disse.

Temer afirmou que, para que a figura feminina seja respeitada e ocupe, nas diversas instâncias de poder, espaço condizente com sua importância social, é preciso "não ficar nas palavras, mas caminhar para a ação".

O presidente lembrou que há cerca de 20 anos, como secretário de Segurança Pública de São Paulo, criou a primeira delegacia especializada da mulher, e que à frente da Câmara desde o mês passado também tem adotado ações concretas para a afirmação feminina.

Exemplos dessas iniciativas são a participação de uma representante da bancada feminina nas reuniões do colégio de líderes e a criação de uma comissão especial para analisar uma proposta de emenda constitucional (PEC 590/06) que assegura um lugar para mulheres na Mesa Diretora da Câmara e do Senado. Além disso, a Mesa está elaborando um projeto para criar uma Procuradoria Feminina.

A coordenadora da bancada feminina na Câmara, Sandra Rosado (PSB-RN), também lamentou a baixa representatividade da mulher na política. "Ela lembrou que nas últimas eleições municipais, ano passado, apenas 9% das prefeituras foram conquistadas por mulheres, em um País em que 52% do eleitorado é do sexo feminino."

Essa sub-representatividade, de acordo com a deputada, deve-se à "modesta consciência política" das mulheres, "que não estão mobilizadas como agentes do processo político".

Para a deputada Thelma de Oliveira (PSDB-MT), é preciso assegurar financiamento para a preparação das futuras detentoras de cargos públicos e para "criar condições iguais de disputa" entre homens e mulheres no cenário político. Já para a deputada Aline Corrêa (PP-SP), é hora de lutar contra a "mercantilização da política", por meio de uma reforma eleitoral.

As deputadas do PT Janete Rocha Pietá (SP) e Emília Fernandes (RS) também defenderam o incremento da participação da mulher na política. "Nós queremos mais mulheres no poder e mais poder pelas mulheres", afirmou Janete Pietá.

Autoridades e homenageados
Na sessão, que contou com a presença de autoridades como o presidente do Senado, José Sarney, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéia Freire, foi entregue o Prêmio Bertha Lutz às seguintes mulheres:
- a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho;
- a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro;
- a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes;
- a secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; e
- a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A ex-primeira dama e antropóloga, Ruth Cardoso, falecida em 24 de junho de 2008, recebeu a homenagem "in memoriam".

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.