Direito e Justiça

Projeto cria janela para mudança de partido antes das eleições

16/02/2009 - 18:16  

Entre as propostas de reforma política enviadas pelo Executivo ao Congresso na semana passada, a Câmara analisa o Projeto de Lei 4635/09, que estabelece uma "janela" de um mês para a mudança de partidos pelos parlamentares que estejam exercendo mandato e pretendam concorrer às próximas eleições. A proposta também deixa claro que a expulsão do partido acarreta perda de mandato, mas, nesse caso, dá condições para que o parlamentar se defenda.

Na prática, quem estiver em exercício de um mandato proporcional, como deputados e vereadores, poderá trocar de partido no período de 10 de maio até a data estabelecida para o início das prévias partidárias que escolhem os candidatos de um partido. Atualmente elas devem ocorrer entre 10 e 30 de junho do ano em que se realizam as eleições.

"Não é razoável crer que esse indivíduo deva estar condenado a perder um ciclo eleitoral completo simplesmente por não poder cumprir o prazo mínimo de filiação partidária legalmente exigido, e por respeitar o desejo popular que o elegeu na eleição anterior", justificou o ministro da Justiça, Tarso Genro, que assina a justificativa do projeto.

Perseguição
Para mudar de legenda e não perder o mandato, um parlamentar também pode alegar que o partido pelo qual foi eleito mudou muito, ou descumpre seu programa ou estatuto, registrados junto à Justiça Eleitoral.

A comprovação de perseguição do ocupante do cargo também pode permitir a mudança de partido. Esses casos também valem para a criação de um novo partido, em que o parlamentar deve comprovar as razões de sua saída do partido original.

O governo argumenta que, uma vez que a fidelidade partidária foi estabelecida, em decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado, é preciso definir regras que também defendam os parlamentares em exercício para que não fiquem presos a legendas apenas por força legal.

O TSE decidiu que o mandato pertence ao partido e deve ser transferido ao suplente quando o deputado o deixa. Em vista dessa decisão, o projeto propõe um prazo para a mudança de legenda sem perda de mandato. "Pense-se na hipótese de um detentor de mandato eletivo que, por motivos ideológicos, queira trocar de partido para as próximas eleições", exemplifica o ministro.

Tramitação
O presidente da Câmara vai definir a tramitação do projeto.

Notícias anteriores:
Ministros apresentam à Câmara proposta para reforma política
Governo monta estratégia para votar reforma política em 2009

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4635/2009

Íntegra da proposta