Temer pede proteção policial para dois deputados do PT

13/02/2009 - 10:16  

O presidente da Câmara, Michel Temer, encaminhou na quinta-feira (12) ao ministro da Justiça, Tarso Genro, pedido de proteção policial feito pelo líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), para dois deputados do partido: Luiz Couto (PB) e Fernando Ferro (PE).

Temer enviou ao ministro ofício em que líder do PT cita o assassinato do advogado Manoel Matos, assessor do deputado Fernando Ferro e vice-presidente do PT de Pernambuco, e denuncia as ameaças de morte contra os dois deputados.

No último dia 4, um grupo de deputados do PT já havia pedido pessoalmente a Tarso Genro proteção para os dois deputados.

Antecedentes
Manoel Matos foi assassinado em 24 de janeiro. Ele vinha recebendo ameaças por ter denunciado o crime organizado na Zona da Mata pernambucana.

Matos foi colaborador da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou os grupos de extermínio no Nordeste. A CPI, relatada pelo deputado Luiz Couto, apurou entre 2003 e 2005 o envolvimento de delegados, juizes, promotores e outras autoridades nos grupos de extermínio da região.

Os deputados pediram também a federalização das investigações a respeito da morte de Manoel de Mattos e proteção à família do advogado assassinado.

Ameaças
O deputado Luiz Couto conta que recebe ameaças desde que começou a investigar o assunto, ainda na Paraíba, há mais de dez anos, mas seu receio aumentou após a morte de Manoel.

"Quando Manoel Matos foi executado, nós estivemos no Instituto de Polícia Científica, no Departamento de Medicina Legal, onde estava sendo feito o exame cadavérico, e a mãe dele disse: `Deputado, conseguiram tirar a vida do meu filho, mas tome cuidado, porque Manoel dizia que não somente ele, mas também o senhor estaria na mesma rota para ser eliminado`", relatou o parlamentar.

Notícias anteriores:
Partido dos Trabalhadores pede proteção para deputados da PB e PE
Câmara acompanhará investigação do assassinato de dirigente do PT
Ameaçado de morte, Luiz Couto cobra proteção da Polícia Federal

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.