Política e Administração Pública

Parlamento do Mercosul elege deputado paraguaio novo presidente

10/02/2009 - 17:47  

Em sessão presidida pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) nesta terça-feira, o parlamentar paraguaio Ignácio Mendoza Unzain foi eleito presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul) para o próximo semestre. A cada seis meses, um vice-presidente assume a presidência do Parlamento, o que permite que representantes dos quatro países ocupem o cargo.

Em seu pronunciamento, Ignácio Mendoza disse que dedicará esforços para a consolidação e o fortalecimento da instituição. O novo presidente afirmou ainda que o Parlasul deve ser respeitado, conhecido e ampliado.

Na mesma sessão, foram eleitos os três vice-presidentes para um mandato de dois anos: o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), pelo Brasil; José Juan Bautista Pampuro, pela Argentina; e Juan Jose Domínguez, pelo Uruguai.

Importância
Em breve pronunciamento antes da eleição de Ignácio Mendoza, Pedro Simon, que presidiu a sessão por ser o parlamentar mais velho entre os presentes, disse que aquele era o momento mais importante de sua vida pública.

O senador gaúcho referiu-se a um fato que ocorreu em 1957 quando, estudante em Porto Alegre, participou de uma Semana de Estudos Sociais. No encontro, relatou, foi aprovada a tese de que os países da América do Sul deveriam ter uma entidade que os representasse.

Notícias anteriores:
Representação adia por 15 dias decisão sobre Venezuela no Mercosul
Dr. Rosinha: rejeitar Venezuela no Mercosul seria erro histórico

Da Redação/NA
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.