Temer prevê biênio difícil e adverte para medidas impopulares

02/02/2009 - 16:49  

O novo presidente da Câmara, deputado Michel Temer, afirmou ao tomar posse que a Câmara vai passar por um biênio "difícil" e "complicado", marcado pela crise econômica, e por causa disso os deputados poderão ter de tomar decisões impopulares. "Temos problemas urgentes pela frente. Urgentes e ingentes. Mas não vamos nos atemorizar quando eventualmente tivermos que tomar medidas impopulares", afirmou.

Temer disse que, diante desse cenário, os parlamentares terão de trabalhar em estreita harmonia. "Não temos a menor dúvida de que o período não será fácil. Portanto, todos temos que nos fraternizar, a começar pelos Poderes do Estado. Legislativo, Executivo e Judiciário hão de atuar em estreita harmonia, porque acima de qualquer divergência está o interesse do País", afirmou.

"Aqui, na Câmara dos Deputados, onde há situação e oposição, tenho certeza de que nós também iremos nos fraternizar. Vamos exercitar a tarefa de conduzir os destinos desta Casa voltados todos para os problemas", acrescentou.

Bandeiras
O novo presidente afirmou que uma das bandeiras da sua gestão será regulamentar todos os dispositivos constitucionais ainda pendentes. Outra bandeira será transformar a Câmara no centro de debates das questões mais importantes para o País.

Ele ressaltou que vai criar uma Procuradoria Parlamentar Feminina e reafirmou que espera ver no Colégio de Líderes a presença de pelo menos uma mulher. "Parece pouco, mas é muito, tendo em vista, embora tenhamos 46 Deputadas nesta Casa, o fato éque 50% do eleitorado brasileiro é feminino", disse.

Temer pediu o apoio dos ex-candidatos Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI) e de todos os deputados. "Não sou um deputado eleito pelo PMDB em favor do PMDB. Sou um deputado eleito presidente pela Casa, integrada por vários partidos", disse.

Veja a íntegra do discurso

*Matéria atualizada às 1750

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.