Política e Administração Pública

Frente negocia medidas com o governo para preservar safra agrícola

20/01/2009 - 17:32  

A Frente Parlamentar da Agropecuária negocia medidas com o governo para que a safra deste ano não seja prejudicada. Segundo o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), o custo dos fertilizantes e o seguro agrícola são dois pontos prioritários para os produtores.

Um estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado na semana passada alerta para os riscos que o produtor rural terá de enfrentar em 2009 devido à crise financeira internacional. Os preços mais baixos pagos ao setor, os custos elevados de produção, especialmente dos fertilizantes, as restrições ao crédito e a queda das cotações internacionais são os principais problemas apontados.

De acordo com o documento, o cenário em 2009 requer atenção especial do governo brasileiro para reverter a expectativa negativa de comercialização da atual safra.

Luis Carlos Heinze ressalta que é preciso definir o que fazer para baratear o custo dos fertilizantes e dar garantias ao produtor. Ele afirma que atualmente, sem garantias, o produtor fica sem crédito com os bancos, a indústria, as cooperativas e cerealistas, "que são hoje quem financia basicamente a agricultura". "O seguro é um ponto extremamente importante para termos a garantia do produtor, porque hoje a garantia é o seu patrimônio e a sua produção", destaca.

Mais importações
A própria Conab reconhece que a atual conjuntura poderá desestimular o produtor nacional, quanto ao plantio da safra 2009/2010. A companhia alerta que uma redução da produção exigirá mais importações, em um ambiente de safra mundial menor, com preços altos e com dólar valorizado. O resultado, segundo o documento, será o sacrifício, ainda maior, da balança comercial do Brasil, já afetada pela crise financeira internacional.

Neste ano, o órgão já previu redução de 5% da safra nacional de grãos. O deputado Luis Carlos Heinze acredita que o impacto pode ser ainda maior e ressalta que apenas ações pontuais não serão suficientes. Ele lembra que o setor rural concentra 40% dos empregos do País e que será necessária, portanto, uma política ampla de governo para mantê-los.

Notícias anteriores:
Relator da MP das dívidas rurais cobra mais medidas para o setor
Subcomissão apresenta proposta para gerar renda no setor agrícola
Deputados propõem pagar dívida cafeeira com sacas de café
Agricultura cria subcomissão para acompanhar preços de insumos agrícolas
Governo propõe Fundo de Catástrofe para seguro rural
Frente quer derrubar veto à lei da dívida agrícola
Crédito rural terá consolidação e atualização de leis
Câmara aprova MP que renegocia 85% das dívidas rurais
Ministro criará grupo para enfrentar preço de fertilizante
Agricultores podem ter seguro de renda
Agricultores: preços de fertilizantes comprometem safra

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.