Política e Administração Pública

SUS poderá ter ações contra câncer de pele e distribuir protetor

12/01/2009 - 12:51  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4234/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que estabelece o Programa Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele. Entre outras medidas, a proposta prevê a distribuição gratuita de protetor solar pela rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS).

O protetor solar deverá ser distribuído em todo o território nacional e terá fator de proteção solar (FPS) maior ou igual a 15. Laboratórios públicos serão responsáveis pela produção do protetor, mas o poder público poderá comprar de laboratórios privados sempre que o produto faltar.

"Num país tropical como o nosso, a exposição demasiada ao sol não acontece apenas em momentos de lazer, mas também quando milhões de trabalhadores são obrigados, pelas características de suas funções, a enfrentarem os riscos de desenvolverem câncer de pele", justificou o deputado.

Campanhas de esclarecimento
A proposta também cria uma Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Pele, a ser definida pelo Ministério da Saúde, coma a realização de campanhas de esclarecimento e exames preventivos.

O projeto prevê ainda que o SUS promoverá acesso gratuito e regionalizado ao exame de diagnóstico do câncer de pele, dentro das ações de atenção integral e preventiva, que deve incluir o tratamento das pessoas acometidas pelo câncer.

O plano propõe campanhas e apoio à pesquisa e formação de profissionais para a prevenção e a detecção da doença. Além disso, noções sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de pele deverão fazer parte dos currículos escolares.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
CCJ aprova prazo de três anos para proibição de CFC entrar em vigor
Seguridade aprova prevenção de câncer para pescadores
Proposta reduz carga tributária de protetor solar

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4234/2008

Íntegra da proposta