Direito e Justiça

Debate sobre regras de fidelidade partidária prossegue na Câmara

31/12/2008 - 10:22  

Polêmicas envolvendo a fidelidade partidária dominaram as discussões em torno da reforma política em 2008, e o tema continuará em pauta em 2009, já que há diversas propostas em discussão na Câmara sobre o assunto.

Neste ano, pela primeira vez um deputado perdeu o mandato por ter trocado de partido sem justa causa. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a cassação do deputado Walter Brito Neto, da Paraíba, que deixou o DEM para ingressar no PRB. No dia 18 de dezembro, a decisão foi referendada pela Mesa Diretora da Câmara.

O STF já havia determinado, em 2007, que os mandatos pertencem aos partidos. Em seguida, a Justiça Eleitoral definiu regras e prazos para a efetivação da fidelidade partidária. Desde então, a troca de partido só pode ser feita se houver mudança substancial no programa partidário, se ocorrer discriminação pessoal contra o político e se o partido sofrer fusão ou for incorporado por outro.

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), avalia que a decisão fortalece os partidos políticos no Brasil. "Daqui para a frente, com essa decisão tomada, todos terão a certeza de que a fidelidade valerá para aqueles que resolverem trocar de partido, o que é um direito. Todos podem trocar de legenda, mas o mandato é do partido, porque só pode haver eleição através dele. Então, o fortalecimento dos partidos vai gerar agora um novo momento para a política brasileira para os próximos anos", ressalta.

Janela para troca
A opinião, no entanto, não é unânime. O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) concorda com a necessidade de fortalecimento dos partidos, mas avalia que a decisão do Supremo e da Justiça Eleitoral engessa a atividade política.

Flávio Dino apresentou o Projeto de Lei Complementar 124/07, que flexibiliza a regra da fidelidade partidária e está pronto para votação pelo Plenário. A proposta abre uma janela de 30 dias a cada mandato para que o político eleito possa mudar de partido antes de candidatar-se a novo cargo eletivo, na mesma circunscrição.

"Nós abrimos a possibilidade de o político previamente apresentar à Justiça Eleitoral uma justificativa de motivos que o levariam a sair daquela agremiação pela qual ele foi eleito. Não havendo a aceitação dessa justificativa, não tenho dúvida de que a punição deve ser a perda do mandato. Apenas sustento que, além dessas exceções previstas em lei, deve haver uma janela de tempo no fim do mandato em que seja possível a troca de partido visando a eleição seguinte, uma vez que não podemos congelar o quadro partidário de modo eterno", afirma.

Mudanças nos partidos
O deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) acredita que a solução definitiva para o impasse só virá com a aprovação de uma reforma política que também altere a atual estrutura de poder dos partidos. "Os partidos hoje no País são administrados como uma monarquia, quer dizer, há um rei que sobre tudo e sobre todos dispõe da forma que quer. Então, realmente temos que disciplinar isso numa futura reforma política, e acho que o ano de 2009 é excepcional para que a façamos, uma vez que não há eleição e os parlamentares estarão todos envolvidos nesse processo. Nós devemos isso ao País."

Para Regis de Oliveira, também é preciso limitar o exercício do mandato de toda a executiva partidária a um determinado período, para que haja uma renovação, com eleição nominal e secreta, a fim de evitar qualquer tipo de pressão, permitindo a mudança dos quadros diretivos e dos quadros partidários.

Em 2009, a fidelidade partidária também deve ser debatida no âmbito da Comissão Especial da Reforma Eleitoral. O colegiado vai consolidar várias propostas que tramitam na Câmara, como, por exemplo, as que tratam de reeleição e do tamanho dos mandatos políticos.

Notícias anteriores:
Câmara confirma a perda de mandato de Walter Brito Neto
CCJ aprova admissibilidade de reforma eleitoral
DEM cobra mudança em relatório da reforma eleitoral
Deputados divergem sobre abrangência de reforma eleitoral
Governo monta estratégia para votar reforma política em 2009
PECs estabelecem eleições simultâneas
Câmara tem propostas, mas reforma política não avança
CCJ aprova cassação por troca injustificada de partido

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.