Agropecuária

Subcomissão apresenta proposta para gerar renda no setor agrícola

18/12/2008 - 12:21  

Parlamentares da Subcomissão de Renda e Endividamento Agrícola entregaram ontem, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, um relatório preliminar com propostas para a geração de renda e emprego no setor agrícola. A subcomissão foi criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.

Entre as sugestões apresentadas estão a criação de uma política nacional de produção de fertilizantes, com o aumento de investimentos no setor; e a implantação de um acordo de similaridade (utilização dos mesmos preços) para os insumos agropecuários no Brasil e nos demais países do Mercosul.

A subcomissão também sugeriu que o Ministério da Agricultura seja o único órgão responsável pelo registro de produtos genéricos para uso no setor agrícola. Outras propostas foram a organização dos produtores rurais em cooperativas; a diminuição dos custos de serviços de crédito e seguro rural; e o aumento do volume de crédito oficial para o setor agropecuário.

"O Brasil pede hoje uma política de renda como é feita na Europa e na Ásia. O produtor rural está no sufoco. É preciso algo mais concreto para não ser necessário sempre apagar incêndios", afirmou o presidente da subcomissão, deputado Paulo Piau (PMDB-MG).

Governo vai avaliar propostas
Representando o ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o subchefe-executivo Marcelo Bicalho recebeu o relatório e comprometeu-se a analisar e sugerir novas propostas até fevereiro próximo.

A subcomissão vai concluir o relatório no primeiro trimestre de 2009. O documento está sendo elaborado há seis meses, com o auxílio de especialistas no setor. O relator é o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Após ser concluído, o relatório vai ser analisado na Comissão de Agricultura e poderá subsidiar a política agrícola para os próximos anos. A intenção dos deputados é que essa política tenha como enfoque a renda e não apenas o crédito rural.

Notícias anteriores:
Subcomissão identifica fatores da renda na agricultura

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.