Comissão rejeita nova responsabilidade para agências de turismo

15/12/2008 - 14:32  

A Comissão de Turismo e Desporto analisou novamente, na última quarta-feira (10), as 12 emendas do Senado ao projeto de lei que regula as atividades das agências de turismo (PL 5120/01) e rejeitou o dispositivo que obrigava as agências a responder por problemas nos serviços prestados por terceiros.

"Não são as agências que prestam os serviços de transporte, hospedagem, alimentação, lazer e locação de veículos. Elas se limitam a intermediar, mediante remuneração, a contratação desses serviços, que são regulados por legislações próprias", disse o relator do projeto, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ).

As emendas já haviam sido votadas na comissão em 8 de setembro deste ano, mas, por uma falha de redação no texto aprovado pelo Senado, os deputados tiveram de analisá-las novamente. Das 12 emendas, a comissão aprovou 11 e rejeitou apenas a que responsabilizava as agências de turismo por problemas em serviços de terceiros.

Entre as emendas aprovadas está a que permite a comercialização direta pela internet dos serviços prestados pelas transportadoras, pelos meios de hospedagem e pelas demais empresas fornecedoras de serviços turísticos.

Tramitação
O projeto, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), foi aprovado pela Câmara em 2003 e retornou após ser alterado no Senado. A proposta seguirá agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e, em seguida, para o Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto regulamenta profissão de agente de turismo
Projeto amplia número de prestadores de serviços turísticos
Meio Ambiente rejeita obrigatoriedade de guia em visita a parque
Ministério defende turismo sustentável no País
Câmara conclui aprovação da Lei Geral do Turismo
Comissão aprova isenção de tributos para setor de turismo
Emenda aprovada pela Câmara estimula o turismo receptivo

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5120/2001

Íntegra da proposta