Chinaglia faz avaliação positiva de novas medidas contra a crise

11/12/2008 - 21:51  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, elogiou as medidas econômicas anunciadas nesta quinta-feira pelo governo federal. Entre elas, estão a correção em 4,5% da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, a criação de duas alíquotas desse tributo, a redução do IPI sobre automóveis e a redução do Imposto sobre Operações Financeiras do crédito ao consumidor.

Segundo o presidente, as medidas beneficiam setores importantes da economia, como a cadeia de produção da indústria automobilística. "Então, pelo menos até agora o Brasil está mantendo o nível de emprego e preservando a economia comparativamente num excelente nível, se observarmos o que acontece nos Estados Unidos, na Europa e no Japão", ressaltou.

Na avaliação dele, o governo está administrando de forma adequada os efeitos no Brasil da crise financeira internacional.

Cortes
Quanto à possibilidade de que a perda de arrecadação gerada pelas medidas exija cortes orçamentários, Chinaglia disse que o assunto deve ser analisado criteriosamente.

"Se for o caso de despesas que contribuam para ativar o mercado interno, será um contra-senso reduzir os custeios. Já o corte de despesas para aumentar a eficácia da máquina pública evidentemente deveria acontecer, na medida em que sobrariam recursos para investimentos", argumentou.

Arlindo Chinaglia disse que o tema envolve uma discussão conceitual sobre o papel e o tamanho do Estado.

Notícias anteriores:
Ipea e economista do mercado divergem sobre impactos da crise
MP cria fundo para garantir obras do PAC e dá mais recursos a SC

Reportagem – Alexandre Pôrto e Marise Lugullo
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.