Direitos Humanos

50 mil crianças desaparecem no Brasil; CPI vai investigar causas

10/12/2008 - 19:25  

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada pela Câmara na segunda-feira (8), vai investigar causas, conseqüências e responsáveis pelo desaparecimento de crianças no Brasil entre 2005 e 2007. Agora a CPI aguarda a indicação dos integrantes pelos líderes partidários para ser instalada, que deverá ficar para o início do próximo ano.

A CPI dos Desaparecimentos atende requerimento da deputada Andréia Zito (PSDB-RJ). Na proposta, a parlamentar destaca o desaparecimento de 50 mil crianças e adolescentes por ano no País. Desse total, cerca de sete mil não retornam para casa em curto espaço de tempo.

Para Andréia Zito, o sumiço de crianças e adolescentes se tornou um problema social no país. "É um problema do dia-a-dia. Eu observo o desespero dos responsáveis por essas crianças. E a gente não sabe exatamente o que causa isso", observa a deputada.

Denúncias de abusos
De acordo com a parlamentar, existem denúncias de abuso sexual, adoção ilegal e tráfico de órgãos de crianças desaparecidas. Além das questões de violência doméstica, negligência de pais ou envolvimento dos adolescentes com drogas.

Andréia Zito também destaca a importância do trabalho dos meios de comunicação para a localização de crianças e adolescentes desaparecidos. "Ainda é pouco pelo tamanho do problema. A imprensa hoje participa. Mas ainda tem muito mais a colaborar."

A deputada lembra ainda que é preciso elaborar um diagnóstico sobre a situação e que é importante incluir o Projeto de Lei 1842/07, da deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), que cria o Cadastro Nacional de Crianças Desaparecidas.

A proposta tem caráter conclusivo ejá foi aprovada nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Seguridade Social e Família. Falta ainda a análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Notícias anteriores:
Nova CPI vai investigar as causas da violência nas cidades
Chinaglia cria CPI para investigar aborto clandestino
Câmara autoriza criação de três CPIs
CPI das Escutas Clandestinas é prorrogada por mais 60 dias

Reportagem – Eduardo Tramarim
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.