Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara aprova projeto para ampliar acesso a TVs do Legislativo

04/12/2008 - 14:20  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje a previsão de parcerias para expandir a transmissão das TVs Câmara, Senado e Justiça nos municípios brasileiros. Pelo texto aprovado, a Câmara, o Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF) fornecerão os sinais de suas TVs para retransmissão pelas prefeituras que os solicitarem. A regra consta de substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática ao Projeto de Lei 714/03.

O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para o Senado.

O objetivo da medida é ampliar o acesso da população às decisões adotadas no âmbito do Congresso Nacional e do STF. Segundo o substitutivo, o Poder Executivo verificará a disponibilidade de canais abertos para que os municípios retransmitam os sinais das TVs Câmara, Senado e Justiça.

O substitutivo responsabiliza as prefeituras pelos custos com o sistema de retransmissão. Serão aproveitadas as instalações já existentes nos municípios e, por isso, a União não precisará de investimentos em infra-estrutura de telecomunicações.

Canais abertos
O substitutivo aprovado estabelece a obrigatoriedade de haver canais abertos para as TVs Câmara, Justiça e Senado no sistema de TV digital.

O texto original do projeto, de autoria do deputado Rubens Otoni (PT-GO), também tornava obrigatória a transmissão das TVs Câmara e Senado em canal aberto analógico, para todo o País. A Comissão de Ciência e Tecnologia considerou, no entanto, que haveria impossibilidade técnica para cumprir essa exigência, já que não existem canais abertos disponíveis em grande parte das cidades.

O relator na CCJ, deputado Leo Alcântara (PR-CE), concordou com o substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia e apresentou parecer favorável à sua constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa.

Notícias anteriores:
Acordo entre TVs públicas permitirá implantação de TV digital
Ciência e Tecnologia aprova canais digitais para TVs públicas
TV Câmara inicia transmissão digital em São Paulo

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta