Trabalho, Previdência e Assistência

Câmara promove ações de acessibilidade para deficientes visuais

03/12/2008 - 17:41  

Casa abre exposição fotográfica e de artes plásticas e firma convênio com Apae-DF para celebrar Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Espaço Cultural da Câmara dos Deputados abriu nesta quarta-feira duas exposições artísticas: "Olhos da Alma", da artista plástica Cristina Portella, e a coletiva "Retratando com Alma", dos fotógrafos Adalberto Rodrigues, Claudivan Lima, Débora Tavares e Fernando Rodrigues, os quatro portadores de deficiência visual. O objetivo foi marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje (3).

Na primeira exposição, Cristina apresenta formas inovadoras para levar arte e educação a esse público especial. Já em "Retratando com Alma", o professor de fotografia Humberto Lemos apresenta o trabalho e a história de quatro deficientes visuais que conseguem fotografar com a ajuda dos outros sentidos.

No evento, também foi lançada uma edição da Constituição Federal em Livro Digital Acessível (Lida). No mesmo formato será apresentada uma edição da Legislação Brasileira de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência e, em áudio, uma edição do Código de Defesa do Consumidor.

Inserção
No lançamento, a Câmara dos Deputados assinou contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF), que prevê a prestação de serviços por pessoas com deficiência na biblioteca do Centro de Documentação e Informação da Câmara.

"Os desiguais precisam ser igualados. É necessário minimizar as barreiras e dar-lhes condições de cidadão", disse o primeiro-secretário, Osmar Serraglio (PMDB-PR), ao assinar o contrato.

"O trabalho deles na Câmara promove a inclusão do deficiente que tem maior dificuldade de inserção", elogiou o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), presidente da Federação Nacional das Apaes.

Peixes
A artista plástica Cristina Portella realiza sua primeira exposição sensorial da série Artes Visuais para Deficientes Visuais. Vistas e tocadas pelos públicos de Paris, Tóquio e vários estados brasileiros, os quadros "Olhos da Alma" têm como tema os "Peixes da Amazônia". A técnica mistura tinta acrílica e materiais orgânicos, como esqueleto de tucunaré e escamas de pirarucu.

O portador de deficiência visual vai poder constatar a cor do peixe ao percorrer os seus contornos com a ponta dos dedos e ler, dentro dele, a legenda escrita em braile. Em seguida, prossegue a artista, tateando as formas revoltas do fundo, também em relevo e aparentemente todo branco, é possível "ver" que ele é feito, na verdade, de águas barrentas profundas, como informa o texto em braile.

Partindo das idéias do fotógrafo cego esloveno-francês Eugen Bavcar, o coordenador do projeto "Retratando com Alma" e professor de fotografia Humberto Lemos orientou o trabalho de quatro alunos deficientes visuais.

Ele chama a atenção para a possibilidade de resgate da auto-estima dos participantes, de suas memórias e da construção de suas identidades pela realização de fotografias.

"A fotografia possibilita uma comunicação entre os deficientes visuais. Para quem enxerga, é importante perceber a inserção deles na sociedade, suas vivências e seu olhar através das outras percepções, que não a da visão retiniana", assegura Humberto.

Serviço
- "Olhos da Alma", da artista Cristina Portella. Corredor de acesso ao Plenário. Até 11 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
- "Retratando com Alma", dos fotógrafos Adalberto Rodrigues, Claudivan Lima, Débora Tavares e Fernando Rodrigues. Espaço do Servidor, no anexo 2. Até 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Todas as exposições têm entrada gratuita e são recomendadas para todas as idades.

Leia mais:
Duas outras exposições estão em cartaz na Câmara

Reportagem – Da Assessoria de Imprensa/NAJ

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre