Educação, cultura e esportes

CCJ aprova proibição de aparelho de raio laser em espetáculos

01/12/2008 - 20:28  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na quinta-feira passada (27), o Projeto de Lei 4506/98, do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que proíbe a utilização de aparelho emissor de raios laser em espetáculos promovidos em ambientes públicos ou privados. Os infratores estarão sujeitos à perda do aparelho e a até três meses de prisão.

O relator da matéria na comissão, deputado Benedito de Lira (PP-AL), ressaltou ser comum o aparecimento de pontos vermelhos produzidos por aparelho emissor de raio laser em telas de projeção ou sobre artistas e atletas. "Geralmente, tais aparelhos são manipulados por pessoas menores de idade que nem ao menos têm a perfeita noção dos riscos que podem advir da incidência direta do raio laser, em especial sobre a córnea humana", disse o deputado.

Proibição mais leve
O projeto original proibia, de maneira pura e simples, a utilização de aparelho emissor de raio laser em qualquer lugar público. O substitutivo da CCJ é praticamente idêntico ao aprovado pela Comissão de Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional em 1999. Na versão que prevaleceu, o escopo da proibição foi restringido.

"Da forma como estava redigido o projeto, mesmo a utilização do aparelho emissor de raio laser como meio auxiliar em uma palestra, ministrada em um local público, como o auditório de uma universidade pública, estaria proibida. Da mesma forma seria proibida a utilização de canhões de laser para a produção de efeitos de luzes e cores, em espetáculos", disse o relator, justificando as alterações no texto final.

O substitutivo da CCJ repetiu o da Comissão de Relações Exteriores também ao impor às crianças infratoras, além da perda do aparelho utilizado irregularmente, punições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelo Plenário.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição – Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4506/1998

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre