Consumidor

Comissão rejeita isenção de tarifas bancárias para aposentados

01/12/2008 - 19:52  

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 6824/06, do Senado, que concede isenção de tarifas bancárias aos aposentados com mais de 60 anos que recebam até um salário mínimo (R$ 415,00) e aos maiores de 70 anos, independentemente do valor da aposentadoria ou de qualquer outra forma de remuneração de que disponham.

A proposta pretende alterar o Estatuto do Idoso (Lei 10741/03). Foram rejeitados outros 12 projetos que estavam tramitando em conjunto.

Competência do CMN
O relator da proposta, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), afirmou que a competência para a regulação de tarifas bancárias é do Conselho Monetário Nacional (CMN), conforme a lei 4.595/64.

Para que o Congresso Nacional possa legislar sobre o assunto, segundo o deputado, seria necessário regulamentar o artigo 192 da Constituição.

De qualquer forma, o deputado explicou que a resolução 3402/06 do CMN já prevê a isenção de tarifas para contas destinadas a receber salários, aposentadorias e outros tipos de remuneração. Estas contas, porém, não devem ser movimentadas por cheques.

Preços bancários
O parlamentar citou ainda outras resoluções tomadas entre 2006 e 2007 pelo conselho que facilitaram, entre outras coisas, a comparação de preços bancários pelo consumidor.

"Todas essas medidas vieram a beneficiar os consumidores, tão castigados pelas elevadas tarifas cobradas pelos bancos", analisou José Carlos Araújo. O deputado lembrou que a Comissão de Defesa do Consumidor, à época, também colaborou na elaboração destas normas.

Tramitação
O projeto de lei ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, deverá ser votado pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Comissão aprova fiscalização dos bancos pelo Cade
Ministros poderão influenciar decisões sobre taxa de juros
Projeto proíbe banco de cobrar por compensação de cheque
CMN pode regulamentar cobrança de tarifas bancárias

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6824/2006

Íntegra da proposta