Política e Administração Pública

Acordo entre TVs públicas permitirá implantação de TV digital

28/11/2008 - 17:50  

Representantes de TVs públicas federais assinaram nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto, protocolo de intenções para implantação de plataforma integrada de transmissão de sinal de TV digital. A idéia é compartilhar estruturas, como torres e transmissores, para levar o sinal dessas emissoras a todo o País. Fazem parte do acordo: TV Câmara, TV Senado, TV Brasil, TV Justiça, Canal Educação e Canal Cidadania.

A principal vantagem será a redução de custos resultante do compartilhamento entre as emissora, segundo informou a diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel. "É uma iniciativa que, além de reduzir custos e acelerar a comunicação pública, acelera o próprio sistema de TV digital", disse a jornalista.

Redução dos custos
A estimativa é uma redução de 80% dos custos do que seria gasto caso cada emissora fosse montar sua própria plataforma. A iniciativa também poderá resultar em maior integração de conteúdo das TVs, de acordo com o diretor de Serviços e Rede da EBC, José Roberto Garcez. "Essa operação física de rede pode se transportar também para que tenhamos maior integração nas nossas atividades de conteúdo."

No próximo ano serão concluídos os estudos técnicos necessários e a expectativa é que em 2010 se inicie as primeiras obras em conjunto da rede. O início se dará pelas capitais.

Uma licitação, de acordo com a lei das Parcerias Público Privadas (PPPs), será aberta com o intuito de contratar empresas para construir a infra-estrutura. O valor da PPP será estimado com base nos estudos econômicos e financeiros que ainda serão feitos em maior profundidade, de acordo com Tereza Cruvinel.

Notícias anteriores:
Ciência e Tecnologia aprova canais digitais para TVs públicas
TV Câmara inicia transmissão digital em São Paulo

Da Redação/ RCA
Com informações da Agência Brasil

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.