Cidades e transportes

Comissão aprova que veículo parado na contramão seja removido

28/11/2008 - 15:18  

A Comissão de Viação e Transportes aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 3485/08, da deputada Solange Amaral (DEM-RJ), que determina a remoção do veículo estacionado na contramão. A proposta muda o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que já considera esse ato como uma infração média e estabelece multa para o responsável. Porém, segundo a deputada, a falta de uma punição mais rigorosa acaba permitindo que o veículo fique por tempo indeterminado na posição irregular.

Foi aprovada também uma emenda, do relator Camilo Cola (PMDB-ES), que muda a categoria dessa infração de média para grave. Isso aumenta os valores das multas e do número de pontos que são somados para a perda da carteira de habilitação.

O deputado argumentou que, antes e depois de estacionar, o motorista acaba circulando na contramão — o que também é uma irregularidade prevista no código em duas situações. A primeira delas, considerada como grave e punida com multa, é a do trânsito na contramão em vias com duplo sentido. Essa mesma prática em via com sentido único é infração gravíssima, também sujeita a multa.

"Para manter o equilíbrio do código, a infração deverá passar de média para grave; essa medida vai coibir o estacionamento na contramão, que compromete a segurança do trânsito", afirmou Cola.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Viação aprova permissão para motorista acompanhar vistorias
Câmara aprova obrigatoriedade de terceira luz de freio

Reportagem - Noéli Nobre
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3485/2008

Íntegra da proposta