Viação aprova permissão para motorista acompanhar vistorias

27/11/2008 - 18:11  

A Comissão de Viação e Transportes aprovou, na quarta-feira (26), a permissão para que o proprietário de veículo acompanhe vistoria para a concessão do certificado de segurança, nos casos de automóveis que passam por modificação. A regra da presença também vale para as inspeções periódicas e obrigatórias, realizadas em carros adaptados para usar gás natural veicular (GNV). O texto aprovado (PL 2755/08), do deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O certificado de segurança é exigido para licenciamento e registro, nos casos de fabricação artesanal, de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante.

Eventuais prejuízos
O relator do projeto na comissão, deputado Sandro Matos (PR/RJ), acredita que o acompanhamento é uma maneira de evitar a ocorrência de eventuais prejuízos, não somente para o órgão público vistoriador, como os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), mas também para o interessado nesse procedimento.

Na opinião do deputado, mesmo que o proprietário do veículo não entenda de aspectos técnicos da vistoria, deve acompanhar o processo para esclarecer melhor os problemas do veículo e ver se o trabalho está sendo bem feito. "Assim, permitirá solucionar uma eventual pendência sem maiores transtornos", afirmou o relator.

Matos destacou ainda que essas vistorias devem ser feitas de forma transparente para evitar irregularidades no procedimento. No entanto, assim como o autor da proposta, considera inadequada a presença do proprietário quando sua segurança não for garantida. "Essa é uma medida prudente, zelosa e justa", ressaltou.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova obrigatoriedade de terceira luz de freio
Selo poderá identificar veículo que aumenta efeito estufa
Empresa de inspeção veicular poderá passar por licitação
Projeto prevê indenização por defeito de fábrica em carro

Da Reportagem/NAJ
Colaboração – Rayane Mello

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.