Política e Administração Pública

Ministro: governo já investe no turismo para a Copa do Mundo

25/11/2008 - 20:19  

O Ministério do Turismo já investe R$ 164 milhões nas 18 cidades brasileiras candidatas a sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014. De acordo com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, parte desses recursos vão para a qualificação profissional dos trabalhadores do setor de turismo. O ministro participou nesta terça-feira do 10º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), realizado na Câmara, para discutir os desafios da realização da Copa de 2014 no Brasil.

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) deverá escolher, em março de 2009, apenas 10 ou 12 cidades para ser sede da copa. Apesar disso, segundo o ministro, as 18 cidades vão receber recursos para investimentos em 65 roteiros turísticos de padrão internacional. De acordo com as estimativas do ministério, são esperados mais 500 mil turistas durante a copa.

Entre os benefícios esperados pela realização da copa no Brasil, o ministro citou a divulgação do País no exterior, o aumento do fluxo de turismo, o crescimento da receita cambial e a geração de empregos diretos e indiretos. Mas o principal desafio, a seu ver, é dotar o País de infra-estrutura suficiente para realizar a evento.

Visto de turismo
Para o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), o Brasil tem condições de trazer 800 mil turistas para assistir a copa. Para isso, observou, precisa facilitar a entrada do turista no País. Ele defende, por exemplo, o fim da exigência de visto para turistas americanos ou que seja facilitada a sua emissão na chegada do estrangeiro ao Brasil. O parlamentar ressaltou que 65 milhões de americanos viajam por ano, mas apenas 1% escolhe o Brasil. "É possível aplicar um mecanismo que facilite a vinda de turistas americanos ao Brasil", observou.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, disse ter feito um levantamento dos projetos legislativos que vão ajudar a realização da copa de 2014 no Brasil, a fim de agilizá-los. Entre os projetos estão o que trata do visto de entrada no Brasil, além de outros que possam oferecer maior segurança aos turistas.

Cadeia produtiva
Hotéis, confederação dos trabalhadores de turismo, empresas de transporte, entre outras que formam a cadeia produtiva do setor, apresentaram suas reivindicações no final do congresso. Eles cobraram investimentos em qualificação profissional, principalmente no ensino de inglês e espanhol; abertura de postos de câmbio no comércio; abertura de linha de financiamento para parques temáticos; criação de terminais turísticos rodoviários em portos e aeroportos, com pessoal treinado para receber os turistas; ligação ferroviária Rio/São Paulo por trem de alta velocidade; além de outras reivindicações.

O Cbratur foi promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, frentes parlamentares do Turismo e do Esporte, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O Cbratur também tem o apoio dos ministérios do Esporte e do Turismo. O evento reuniu parlamentares, empresários, gestores públicos e profissionais ligados ao turismo e ao esporte.

Leia mais:
Copa do Mundo vai acelerar execução de obras, diz ministro

Notícias anteriores:
Ministério: Copa de 2014 depende de mudanças em leis
Debatedores cobram recursos para a Copa do Mundo de 2014
Câmara conclui aprovação da Lei Geral do Turismo
Turismo instala grupo para acompanhar Copa do Mundo
Estádios brasileiros estão aquém do padrão internacional
Infraero: Copa exigirá mais investimentos nos aeroportos

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.