Política e Administração Pública

Comissão inclui indígena como segurado facultativo da Previdência

20/11/2008 - 18:55  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 3808/08, do deputado Henrique Afonso (PT-AC), que inclui o indígena como segurado facultativo da Previdência Social. A proposta altera o artigo 13 da Lei 8213/91, que trata dos planos de benefícios da previdência.

Em seu parecer favorável à aprovação, o relator, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), considera a proposta uma medida de justiça, "pois estenderá aos indígenas direitos assistenciais importantes para a consolidação da cidadania".

Segurados
Atualmente, são segurados facultativos: o maior de 16 anos que, filiado à Previdência, encontre-se sem exercer atividade remunerada; a dona-de-casa; o síndico de condomínio, quando não remunerado; o estudante; o brasileiro que acompanha cônjuge que presta serviços no exterior; e aquele que deixou de ser segurado obrigatório da previdência.

Também são segurados facultativos o membro de conselho tutelar, quando não vinculado a qualquer regime de previdência; o bolsista e o estagiário; o presidiário sem atividade remunerada; e o brasileiro residente no exterior, salvo se filiado a regime previdenciário de país com o qual o Brasil mantenha acordo internacional.

O regime de filiação facultativa não contempla a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição, mas assegura benefícios como a aposentadoria por idade e por invalidez, o auxílio-doença, o salário-maternidade, a pensão por morte e o auxílio-reclusão.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Lideranças indígenas e Funasa rejeitam novo órgão da Saúde
Deputados contestam portarias sobre terras indígenas em MS
Direitos Humanos aprova criação de conselho indigenista
Comissão pede ao TCU mais informações sobre saúde indígena

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.