Deputado cobra recursos para enfrentar o analfabetismo digital

04/11/2008 - 20:30  

Durante o seminário desta terça-feira, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), destacou a necessidade de haver mais investimentos em educação como medida paralela aos projetos de inclusão digital. "Não basta erradicar o analfabetismo convencional. É necessário acabar também com o analfabetismo digital", disse. Ele afirmou que o Ministério da Educação vem tomando medidas para ampliar o acesso à internet nas escolas e incentivar programas de ensino a distância, de formação continuada de professores e de capacitação tecnológica dos profissionais da educação.

O secretário de Ensino a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowvky, disse que uma das prioridades do MEC é a ampliação do acesso à internet de banda larga nas escolas públicas. Atualmente, 55 mil escolas já estão conectadas e a meta é chegar a 70 mil até 2010, o que significará a inclusão de 93% dos estudantes da rede pública. Outra prioridade, segundo ele, é criar condições para que as escolas acompanhem os avanços tecnológicos, com treinamento para docentes e pessoal técnico.

Pesquisa
O diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, disse que os serviços de telecomunicações são essenciais para o desenvolvimento de projetos de educação, pesquisa e divulgação científica. "A integração desses serviços é indispensável para as atividades acadêmicas", ressaltou. Ele disse que, atualmente, 73% dos usuários recorrem à internet em busca de informações para uso educativo, num sentido abrangente, além de simples pequisas escolares.

O deputado Julio Semeghini (PSDB-SP) disse que a comissão continuará o debate sobre todos os temas relacionados à inclusão digital: "Esse assunto é muito abrangente, mas estamos atentos e decididos a fazer o possível para dotar o Brasil de tecnologia que garanta o avanço e a integração das atividades de pesquisa e inovação."

Reportagem - Antonio Barros
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.