Política e Administração Pública

Nepotismo: Chinaglia anuncia demissão de 102 funcionários

30/10/2008 - 17:23  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, informou nesta quinta-feira que a Câmara já demitiu 102 funcionários que se enquadravam na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre nepotismo. Segundo Chinaglia, esses funcionários foram identificados por meio de cruzamentos realizados pelo Centro de Informática da Casa.

Ele afirmou que, se o Ministério Público ainda considerar necessário, a Câmara poderá auxiliá-lo em um novo levantamento para verificar se ainda há algum caso de nepotismo na Casa. Chinaglia considera, no entanto, que o trabalho realizado pela área de informática foi eficiente e deve ter identificado todos os casos.

Na semana passada, o Ministério Público Federal no Distrito Federal encaminhou ofício aos presidentes da Câmara e do Senado informando que vai fiscalizar o cumprimento da súmula do STF. O órgão abriu um inquérito civil público para acompanhar as ações contra o nepotismo nos três Poderes.

O presidente reafirmou que é favorável à súmula vinculante que proíbe a contratação de parentes no Judiciário, Executivo e Legislativo da União, Estados, Distrito Federal e municípios, e que ela deve ser cumprida por todos.

Notícias anteriores:
Chinaglia descarta criação de comissão sobre nepotismo
Chinaglia: combate ao nepotismo é permanente
Câmara poderá demitir para seguir regra sobre o nepotismo
Chinaglia entregará a líderes estudo sobre nepotismo
Câmara não será conivente com nepotismo, diz Chinaglia

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.