Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto proíbe qualquer tipo de doação com cartão de crédito

29/10/2008 - 11:30  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4073/08, do deputado Juvenil (PRTB-MG), que proíbe a utilização de cartão de crédito para doações de qualquer espécie, inclusive as destinadas a instituições religiosas.

Segundo o deputado, é irregular o uso desse instrumento de crédito em operações não comerciais. Em particular, "as práticas adotadas pelas instituições religiosas para a obtenção de dízimos e espórtulas provocam certo temor de que haja um induzimento doloso para a oferta", adverte o deputado.

Juvenil considera que, do ponto de vista fiscal, as doações por meio de cartões de crédito constituem um mecanismo de arrecadação sem tipificação tributária, passando à margem das ações fiscais, pois as entidades religiosas possuem imunidade tributária. Isso poderia gerar grandes prejuízos ao erário e aos consumidores, contribuindo sobremodo para as práticas de sonegação fiscal.

Para o deputado, crédito e consumo, embora representem significativo avanço mercadológico, também trazem, quando desmedidos, o aquecimento desestruturado da economia, gerando inflação e outros problemas.

Tramitação
A proposta será examinada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Rejane Xavier
Edição - Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4073/2008

Íntegra da proposta