Direitos Humanos

Comissão quer dados sobre envolvimento de brasileiros na Operação Condor

14/10/2008 - 18:36  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias solicitou formalmente, ao governo italiano, as cópias dos pedidos de prisão preventiva de 14 brasileiros acusados de envolvimento na Operação Condor. Além disso, a comissão vai requerer, ao Ministério da Justiça, as cópias dos pedidos de extradição dessas pessoas. A informação é do presidente do colegiado, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que esteve em missão oficial na Itália para conversar com autoridades do país sobre o caso.

Segundo ele, a comissão precisa ver esses documentos e analisar as provas existentes para decidir os próximos passos a serem tomados.

Os brasileiros são acusados de atuarem na Operação Condor, estratégia coordenada dos governos militares de países da América do Sul que durou até os anos 80. Os militares colaboravam para a prisão de militantes de esquerda contrários aos regimes. O interesse da Itália se explica porque, entre as vítimas da operação, estavam argentinos de origem italiana.

No final do ano passado, a justiça italiana pediu ao governo brasileiro a extradição de 14 pessoas acusadas de envolvimento na operação. Além disso, foram emitidas ordens de prisão contra 61 argentinos, 32 uruguaios, 22 chilenos e diversos cidadãos paraguaios.

Números
A Operação Condor ficou conhecida depois de uma reportagem sobre a prisão ilegal, com auxílio de autoridades brasileiras, de um casal de uruguaios em Porto Alegre, em 1978.

A estimativa de jornalistas é a de que 297 uruguaios, 366 brasileiros, 2 mil paraguaios, 3.196 chilenos e 30 mil argentinos tenham desaparecido ou sido mortos durante os regimes militares. Documentos descobertos no Paraguai, em 1992, apontam que o saldo da operação no Cone Sul chegaria a 50 mil mortos, 30 mil desaparecidos e 400 mil presos.

João Goulart
Pompeo de Mattos informou que a comissão também quer ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte do ex-presidente João Goulart, em 1976, na Argentina: "Queremos ver no que poderemos avançar nas investigações; dentro desse processo [relativo à Operação Codor], poderemos ter alguns dados relativos a João Goulart. Temos um interesse muito grande nisso, até porque há no Brasil uma suspeita de que ele não teve morte natural, e sim possivelmente causada por envenenamento."

Notícias anteriores:
Comissão lança documentário sobre Operação Condor
Arquivos da ditadura militar estão prontos para divulgação

Reportagem - Cristiane Bernardes/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.