Política e Administração Pública

Proposta cria Fundo Nacional sobre Mudança do Clima

01/10/2008 - 10:56  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3820/08, do Poder Executivo, que cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) para assegurar recursos para projetos, estudos ou financiamento de empreendimentos voltados à redução do impacto das mudanças climáticas.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concederá financiamentos ao novo fundo, que será administrado por um comitê gestor coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. A competência e a composição do comitê serão estabelecidos em ato do Poder Executivo, assegurada a participação de seis representantes do Executivo federal e cinco representantes do setor não-governamental.

Recursos
Além de dotações orçamentárias próprias e empréstimos de instituições financeiras nacionais e internacionais, o FNMC receberá até 60% dos 10% destinados ao Ministério do Meio Ambiente pela Política Energética Nacional (Lei 9.478/97). Esse percentual incide sobre os valores a serem pagos pelas empresas contratadas para exploração de petróleo e gás natural quando houver grande volume de produção ou rentabilidade.

A proposta também muda a destinação desses 10% reservados ao Ministério do Meio Ambiente. Atualmente, esse percentual é destinado ao desenvolvimento de estudos e projetos relacionados à preservação do meio ambiente e à recuperação de danos ambientais causados pela indústria do petróleo. A propsota relaciona nove possíveis destinações para os recursos. Entre elas, sistemas de contingência que incluam prevenção, controle e combate à poluição por óleo; e estudos e projetos de prevenção, controle e remediação da poluição atmosférica.

Os recursos do novo fundo serão aplicados em apoio financeiro reembolsável por meio da concessão de empréstimo e em apoio a projetos ou estudos. A distribuição dessas verbas será definida pelo comitê gestor do fundo, já as normas que regerão os empréstimos, como encargos financeiros e prazos, serão definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Os recursos poderão ser aplicados diretamente pelo Ministério do Meio Ambiente ou transferidos por meio de convênios, termos de parceria e acordos.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 2635/07, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que autoriza o Executivo a criar o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas, para promover a sustentabilidade das florestas e desenvolver fontes de energia limpa. As propostas serão analisadas pelas comissões de Minas e Energia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara analisa Política Nacional sobre Mudança do Clima
Atividade petrolífera pode financiar preservação ambiental
Projeto muda destinação de recursos de royalties
Projeto cria fundo para combater desastres climáticos
Fundo poderá custear redução de gases na atmosfera

Reportagem - Maristela Sant`Ana
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3820/2008

Íntegra da proposta