Agropecuária

Pesquisa aponta: Congresso não prioriza mudança climática

18/09/2008 - 18:13  

Parlamentares ouvidos em pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser) avaliaram que, apesar de reconhecer as mudanças climáticas como um problema urgente, o Congresso Nacional ainda não inseriu o tema entre suas prioridades. Divulgada nesta quinta-feira, a pesquisa analisou a percepção de líderes brasileiros de vários segmentos sobre mudanças climáticas.

Os deputados e senadores consideram que, sem ações efetivas do governo federal, o Parlamento pouco pode avançar sobre o assunto, como destaca a antropóloga do Iser, Maria Rita Villela. "Eles mesmos dizem que não podem fazer nada se o governo não tomar uma decisão, e se a sociedade não pressionar também. Todos reconhecem a importância do tema, mas como não existe a pressão de uma comissão, eles não conseguem desenvolver ações."

Na opinião da especialista, a partir do momento que as mudanças climáticas estiverem no patamar em que hoje estão a agricultura e o desenvolvimento industrial, surgirão ações concretas dentro do Congresso.

Fórum permanente
O deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que presidiu a Comissão Especial Mista sobre Mudanças Climáticas durante oito meses, considera que o Congresso poderá avançar bastante se criar um fórum permanente sobre o assunto, como recomendado no relatório final da comissão mista.

Eduardo Gomes observa, no entanto, que o tema permeia diversas áreas. "No Congresso não é tão fácil qualquer tema ter unanimidade, já que os interesses são conflitantes. Por exemplo, discutir a PEC do Cerrado (115/95) para reduzir a área de desmatamento, debater a Amazônia, o desmatamento zero, não são ações ligadas diretamente à pauta das mudanças climáticas, mas têm uma correlação inevitável."

O deputado acrescenta que a discussão sobre mudanças climáticas no Congresso incorpora desde a análise de biocombustíveis e energias renováveis até a discussão da política agrícola. "Se formos conectar esses assuntos, vamos ver que essa pauta é intensa e totalmente ligada à política de mudanças climáticas."

Projetos na Câmara
A Câmara já criou uma comissão especial para analisar projetos que instituem uma Política Nacional sobre Mudança do Clima. Estão sendo avaliados sete projetos, entre eles o PL 3535/08 , apresentado pelo Executivo em junho último, com a mesma proposta.

A pesquisa de opinião sobre mudanças climáticas foi feita entre janeiro e maio deste ano e ouviu 210 pessoas consideradas líderes em seus respectivos segmentos. O levantamento feito pelo Iser contou com o apoio da Embaixada Britânica.

Notícias anteriores:
Manifestantes cobram a aprovação da PEC do Cerrado
Chinaglia: PECs sobre meio ambiente terão prioridade
Deputados pedem mobilização para aprovar PEC do Cerrado

Reportagem - Mônica Montenegro/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.