Câmara lança site sobre consolidação das leis

17/09/2008 - 17:19  

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira o site do Grupo de Trabalho sobre Consolidação das Leis (www.camara.gov.br/consolidacao). Por meio dele, os internautas poderão encaminhar contribuições ou perguntas sobre os projetos que reúnem diferentes leis atuais em 21 áreas temáticas.

O objetivo de consolidar as leis federais é evitar problemas causados por textos contraditórios, eliminar conceitos ultrapassados, revisar e organizar as normas sobre um mesmo assunto e condensá-las em uma só lei. Dessa forma, poderão ser combatidas a lentidão da Justiça, a aplicação inadequada de penas e a impunidade.

O grupo de trabalho analisa os projetos de consolidação apresentados à Mesa Diretora e se restringe aos aspectos formais, sem entrar no mérito das matérias.

Consulta
Atualmente, estão sob consulta pública três projetos de consolidação de leis — sobre crédito rural (PL 3692/08), do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP); sobre assistência social (PL 3800/08), da deputada Rita Camata (PMDB-ES); e sobre telecomunicações e radiodifusão (PL 3516/08), do deputado Bruno Rodrigues (PSDB-PE). As sugestões serão recebidas até 11 de outubro, no caso da primeira proposta, e até 16 de outubro, para as demais.

Além de encaminhar propostas, dúvidas e opiniões, o internauta poderá acessar a íntegra dos projetos e acompanhar sua tramitação.

Energia elétrica
Das 21 áreas temáticas, 9 já estão com projetos de lei prontos. Na próxima segunda-feira (22), às 15 horas, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) vai apresentar o projeto que consolida as leis sobre energia elétrica, em reunião no plenário 11. Depois, a proposta será incluída no site para que sejam encaminhadas sugestões.

Seis projetos já passaram da etapa de consulta pública. O grupo de trabalho aprovou dois deles — as propostas sobre legislação previdenciária (PL 7078/02) e ambiental (PL 679/07). Ambas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes da votação pelo Plenário.

O grupo ainda deverá votar as propostas que consolidam as legislações trabalhista (PL 1987/07); educacional (PL 678/07); de saúde (PL 3343/08); e para estrangeiros (PL 4489/01).

De todos os projetos, o que mais recebeu sugestões até agora foi o que consolida as leis trabalhistas. Foram encaminhadas 67 manifestações, desde comentários de cidadãos comuns até de sindicatos e conselhos profissionais.

As outras áreas temáticas tratam das legislações administrativa; cível; comercial; do direito internacional público e privado; de finanças públicas e orçamento; militar e de defesa nacional; penal; processual penal; do sistema financeiro e fiscalização; do sistema tributário; e de trânsito.

Notícias anteriores:
Grupo votará em outubro consolidação das leis trabalhistas
Grupo consolida leis previdenciárias e ambientais
Câmara reinstala grupo de consolidação de leis

Da Assessoria de Imprensa/MR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.