Comissão de Controle da Abin convidará acusado de grampo

09/09/2008 - 20:58  

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência vai convidar o ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio do Nascimento. O requerimento de convite foi aprovado nesta terça-feira. Ele é denunciado, em reportagem da revista IstoÉ, como coordenador de um grupo de funcionários da Abin em operação de escuta telefônica clandestina de vários parlamentares, ministros e jornalistas. O grampo teria acontecido como parte da Operação Satiagraha da Polícia Federal.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Armando Felix, garantiu, em depoimento à comissão nesta terça-feira, que Ambrósio "nunca foi da Abin". Segundo Felix, o ex-agente trabalhou apenas no SNI e na antiga Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e está afastado das atividades oficiais de inteligência há mais de dez anos.

Equipamentos de escuta
A comissão mista também aprovou requerimento do líder da Minoria, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), para que a comissão peça informações sobre a existência de equipamentos de escuta à Presidência da República, governos estaduais, Ministério Público (federal e estaduais), Polícia Rodoviária Federal e legislativos estaduais. O objetivo é descobrir quais órgãos na área pública dispõem de equipamentos de escuta e como eles são usados.

Em relação à Abin, a comissão vai pedir informações sobre a quantidade de equipamentos de escuta disponíveis e uma relação de quem possui este tipo de aparelho nas áreas pública e privada.

Leia mais
Abin e Polícia Federal negam operações ilegais com grampos

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.