Meio ambiente e energia

Chinaglia: PECs sobre meio ambiente terão prioridade

09/09/2008 - 19:41  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, disse nesta terça-feira que as propostas de emenda à Constituição (PECs) do Cerrado (115/95) e da revitalização do Rio São Francisco (524/02) estão entre as prioridades de votação da Câmara até o fim do ano. A afirmação foi feita logo após a abertura do 8º Encontro Verde das Américas (Greenmeeting), no Museu Nacional da República, em Brasília.

Chinaglia ressaltou que as PECs estão entre as principais propostas relacionadas ao meio ambiente na Casa, e serão discutidas com os líderes partidários. "Não são as únicas matérias sobre esse tema, mas são dois exemplos relevantes que estão prontos para votação", disse o presidente da Câmara.

Novas propostas
De acordo com Chinaglia, a Câmara está à disposição para debater propostas que venham a surgir durante o Encontro Verde. Segundo o presidente, o encontro é uma prova de solidariedade entre gerações. "Estamos pensando o presente e visando ao futuro", afirmou.

Chinaglia lembrou que a Câmara desenvolve diversas ações institucionais para preservar o meio ambiente, como a reciclagem de lixo e o plantio de árvores em número suficiente para compensar as emissões de carbono da Casa. O plantio foi feito em parceria com a organização não-governamental Fundação SOS Mata Atlântica e tornou a Câmara o primeiro parlamento carbono neutro do mundo.

Debate
O 8º Encontro Verde das Américas ocorre até amanhã e tem o objetivo de buscar soluções para problemas ambientais locais e globais, envolvendo no debate instituições do Brasil e do exterior. O Greenmeeting conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização dos Estados Americanos (OEA), de ministérios e órgãos do governo brasileiro e de instituições nacionais e internacionais.

Leia mais:
ONGs querem votação imediata da PEC do Cerrado

Notícias anteriores:
Deputados pedem mobilização para aprovar PEC do Cerrado

Reportagem - Georgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Maria Clarice Dias

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.