Direitos Humanos

Segurança pede informações sobre embaixador das Farc

08/09/2008 - 13:23  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (3) pedido de informações ao ministro da Justiça, Tarso Genro, sobre o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo ex-padre colombiano Olivério Medina no Brasil. O requerimento foi apresentado pelo presidente da comissão, deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Os ministros são obrigados a responder os requerimentos de informação no prazo de 30 dias, conforme a Constituição (art. 50, parágrafo 2º).

Medina vive no Brasil desde 1997 e ganhou a condição de refugiado político em 2006. Hoje é casado com uma brasileira e tem uma filha nascida aqui. Ele é conhecido como embaixador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Brasil.

Recentemente, após confirmar participação em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara sobre o assunto, o ex-padre voltou atrás e cancelou sua presença. De acordo com Jungmann, que havia proposto a audiência, ao se recusar a comparecer à Câmara, Medina perdeu "uma ótima oportunidade de esclarecer episódios que põem em dúvida a condição de refugiado concedido pelo governo brasileiro".

O parlamentar lembra que uma das principais acusações feitas contra Medina na Colômbia é que ele teria comandando um ataque a uma unidade do Exército, em 1991, ocasião em que dois militares foram mortos e outros 17, seqüestrados. Além disso, o ex-padre também é acusado por terrorismo, assassinato, seqüestro e extorsão em seu país.

Notícias anteriores:
Comissões aprovam audiência com integrante das Farc

Da Reportagem/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.