Ciência, tecnologia e Comunicações

Grupo Parlamentar Brasil-Moçambique é criado pela Câmara

20/08/2008 - 17:18  

O Plenário aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Resolução 282/06, da ex-deputada Laura Carneiro, que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Moçambique, a ser formado por parlamentares dos dois países sem custos adicionais para a Câmara. Como se trata de matéria do âmbito da Casa, o projeto foi promulgado em seguida.

Segundo a autora, o grupo parlamentar deve aproximar os dois povos, já que os países fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e têm culturas semelhantes por causa da colonização portuguesa. "Moçambique busca manter a união nacional e solidificar suas instituições democráticas, abrir sua economia e viabilizar investimentos externos necessários ao seu desenvolvimento", argumentou.

O país conseguiu sua independência em 1975, mas até 1992 passou por uma guerra civil que devastou o território, mutilou os civis e fragilizou as instituições. Atualmente, o intercâmbio comercial com o Brasil é modesto, com amplo predomínio das exportações brasileiras.

Nações amigas
Ao relatar a matéria pela Mesa Diretora da Câmara, o ex-deputado José Thomaz Nonô lembrou que vários grupos parlamentares já existentes têm contribuído para estreitar os laços entre o Brasil e nações amigas. "Esses grupos têm contribuído para o aprofundamento das relações diplomáticas, comerciais e culturais com nossos aliados", argumentou.

Ele citou a educação preventiva dos jovens quanto à aids como um dos projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Moçambique que pode contar com a colaboração do Brasil, cuja política pública é eficaz no combate à doença.

Notícias anteriores:
Comissão aprova acordo de defesa entre países da CPLP
Câmara expõe sua experiência para Assembléia de Moçambique
Segurança aprova acordo antidrogas Brasil-Moçambique
Chinaglia ressalta acordo com Moçambique na área de etanol

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 282/2006

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre