Política e Administração Pública

Deputados concluem votação de MP que reformula a Valec

20/08/2008 - 16:24  

A Câmara concluiu nesta quarta-feira a votação da Medida Provisória 427/08, que reformula a Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias e inclui novas ferrovias no Plano Nacional de Viação (PNV - Lei 5.917/73). Os últimos itens analisados e acatados foram três emendas do Senado que incluem os municípios de Bom Jesus da Lapa (BA) e Barcarena (PA) em trechos de ferrovias e acrescentam, no PNV, um trecho ferroviário ligando os municípios de Santarém (PA) e Cuiabá (MT). A matéria segue agora para sanção presidencial.

Com a aprovação da MP, passam a fazer parte do Plano Nacional de Viação as estradas de ferro que ligam Uruaçu (GO) a Vilhena (RO); Panorama (SP) a Porto Murtinho (MS); Herval D`Oeste (SC) a Itajaí (SC); São Francisco do Sul (SC) a Imbituba (SC); e Maracaju (MS) a Cascavel (PR). Já as ferrovias que terão seu traçado ampliado são a Norte-Sul, a Transnordestina e as que ligam o Rio de Janeiro (RJ) a Campinas (SP); Belo Horizonte (MG) a Curitiba (PR); e Ilhéus (BA) a Alvorada (TO).

Na avaliação do relator da MP, deputado Jaime Martins (PR-MG), a medida é "corajosa" por fortalecer o transporte ferroviário brasileiro.

Valec
A MP também transforma a Valec em empresa pública e encerra o processo de liquidação e extinção da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (Geipot). A intenção do governo é que a Valec possa atualizar suas atribuições em gestão e execução de empreendimentos do setor de transporte ferroviário, principalmente quanto à construção de novas ferrovias para transporte de carga e promoção de estudos para implantação de trens de alta velocidade. Com a extinção da Geipot, seus empregados serão absorvidos pela Valec.

Notícias anteriores:
Proposta inclui 14 portos do Amapá no Plano de Viação
Transportes aprova inclusão de 16 portos do Acre no PNV
Proposta inclui portos do Tocantins no Plano de Viação
Portos no Pará poderão receber recursos da União
Câmara aprova nova rodovia federal entre RS e PR
Câmara aprova alteração em trecho da rodovia BR 101 no ES

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Rosalva Nunes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.