Direito e Justiça

CCJ aprova acordo com Suécia sobre dependente de diplomata

19/08/2008 - 13:01  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira da semana passada (12) o Projeto de Decreto Legislativo 566/08, que acata acordo entre Brasil e Suécia sobre o exercício de atividades remuneradas praticadas por dependentes do pessoal diplomático, consular, administrativo e técnico lotado nas embaixadas dos dois países.

Apresentado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o acordo prevê que a autorização seja negada quando o empregador for o próprio Estado – inclusive por meio de suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista – ou quando a atividade afetar a segurança nacional. São considerados dependentes o cônjuge, os filhos menores de 21 anos, os filhos menores de 25 que estiverem cursando o ensino superior e os filhos solteiros portadores de necessidades especiais.

O relator na CCJ, deputado Colbert Martins (PMDB-BA), defendeu a aprovação do projeto lembrando que o acordo é semelhante aos assinados com diversos países nos últimos anos e "reflete a tendência atual de estender aos dependentes dos agentes das missões diplomáticas e repartições consulares a oportunidade de trabalhar no exterior, permitindo-lhes o enriquecimento de sua experiência profissional".

Nos casos em que o exercício profissional exigir qualificação especial, o dependente será obrigado a preenchê-la, sendo que as disposições do acordo não implicam o reconhecimento, por qualquer dos signatários, de títulos para efeitos profissionais. Os dependentes autorizados a trabalhar no serviço público também perdem os benefícios da imunidade civil ou administrativa nas ações decorrentes dos atos relacionados com a atividade exercida.

Tramitação
O projeto será votado pelo Plenário da Câmara antes de seguir para sanção presidencial.

Notícias anteriores:
CCJ aprova acordo com Índia sobre família de diplomata
CCJ aprova acordo com Hungria sobre trabalho
Comissão aprova acordo com Cabo Verde sobre trabalho

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 566/2008

Íntegra da proposta